SAÚDE

CRM suspende continuidade do ‘Plástica para Todos’ na capital

Conselho pede que programa se regularize junto ao órgão. Segundo o advogado do programa, ainda não há notificação sobre a decisão do CRM

por GazetaMT

20 de Julho de 2018, 08h20

CRM suspende continuidade do ‘Plástica para Todos’ na capital
CRM suspende continuidade do ‘Plástica para Todos’ na capital

O Conselho Regional de Medicina (CRM-MT) decidiu durante reunião plenária da instituição, realizada na terça-feira (17), interditar o vínculo de médicos com registro em Mato Grosso que atuam no programa de 'Plástica pra Todos'.

A decisão é baseada em intercorrências com pacientes após procedimentos estéticos oferecidos pelo programa. De acordo com o advogado, apesar de não notificada ainda, a empresa vai recorrer.

Segundo a presidente do CRM-MT, Maria de Fátima Carvalho Ferreira, a interdição é temporária, até que o programa regularize o registro junto órgão.

O advogado Alex Sandro Rodrigues Cardoso, que representa o programa, informou que desde a criação da empresa, o entendimento jurídico é de que, como não há atuação direta da empresa no procedimento médico e sim, no setor administrativo, não seria obrigatório o vínculo dela com os conselhos regionais de medicina.

"A empresa faz a intermediação entre médicos e pacientes, trata das questões burocráticas e por isso não entendemos que o registro fosse um requisito prioritário", explicou ele.

O advogado informou ainda que, mesmo sendo amparada por um entendimento jurídico, a empresa já deu entrada no registro junto ao CRM-MT.

A decisão do conselho foi tomada com base em complicações sofridas por pacientes, após procedimentos estéticos oferecidos pelo programa.

Em maio deste ano, uma mulher morreu após se submeter a cirurgia plástica nos seios e lipoaspiração, realizadas por meio do 'Plástica pra Todos'.

Depois disso, outras duas pacientes também tiveram intercorrências, mas foram socorridas e passam bem, segundo o advogado da empresa.

As cirurgias plásticas intermediadas pela empresa estão suspensa há duas semanas e, nesse período, 27 procedimentos deixaram de ser realizados. As informações são do G1.