SAÚDE

Maluf convida secretário de saúde para debater situação de hospitais filantrópicos

O deputado quer evitar que as unidades suspendam seus atendimentos

por GazetaMT

17 de Agosto de 2017, 09h55

Maluf convida secretário de saúde para debater situação de hospitais filantrópicos
Maluf convida secretário de saúde para debater situação de hospitais filantrópicos

Preocupado com a possibilidade de fechamento dos quatro hospitais filantrópicos de Mato Grosso, o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) convidou o secretário de estado de saúde, Luiz Soares, a comparecer na Assembleia Legislativa para conversar sobre o assunto com os 24 deputados estaduais.

O convite foi feito durante sessão plenária matutina nesta quarta-feira (16). Na ocasião, Maluf também sugeriu que os deputados suspendam a sessão de amanhã (17) para se dedicar exclusivamente à discussão.

"Não há nada mais urgente do que evitar que os hospitais entrem em greve na próxima sexta-feira. Se isso acontecer, pessoas vão morrer aguardando cirurgias de alta complexidade", declarou.

Guilherme Maluf lembrou que o Governo do Estado está cumprindo com o pagamento dos contratos que estão em vigência e que os repasses reivindicados pelos hospitais se referem a uma dívida não reconhecida.

"Essa diferença em relação aos pagamentos não é reconhecida como legítima pelo governo. Diante dessa situação, entendo que devemos esgotar todas as conversas. A sociedade não pode ficar sem os atendimentos dos hospitais filantrópicos", frisou.

Os quatro hospitais filantrópicos de Mato Grosso - Hospital Geral Universitário, a Santa Casa de Misericórdia e Hospital Santa Helena - ameaçam paralisar os atendimentos na próxima sexta-feira (18) devido à falta de repasse de recursos por parte do governo. O montante reivindicado pelos hospitais é de R$ 12,7 milhões.