Saúde

Médicos de Rondonópolis manifestam apoio à candidatura de Aécio Neves

Dezenas de profissionais se reuniram ontem para devender o voto no candidato a presidente do PSDB; segundo eles, Aécio tem melhor proposta

por

23 de Outubro de 2014, 11h50

Médicos de Rondonópolis manifestam apoio à candidatura de Aécio Neves
Médicos de Rondonópolis manifestam apoio à candidatura de Aécio Neves

Profissionais destacam que Dilma preferiu investir na Copa, em detrimento da Saúde PúblicaDezenas de médicos rondonopolitanos realizaram ontem (22) um manifesto para anunciar o apoio à candidatura de Aécio Neves (PSDB) à presidência da República. O ato foi realizado em frente a Santa Casa de Misericórdia e segundo os organizadores segue orientação da Associação Médica Brasileira, que recomendou o voto no candidato tucano.

O médico José Filipe Horta Júnior, explicou que o movimento em Rondonópolis visa esclarecer a população sobre a situação da Saúde e a importância de mudar o comando do Governo Federal para agilizar os problemas enfrentado pela categoria e os usuários do SUS.

"O Governo atual tem dito que culpa dos problemas da saúde é dos médicos, não concordamos. Saúde não é só médico, precisa de estrutura, de enfermeiro e outros profissionais de apoio, enfim precisa de investimentos e planejamento do Poder Público. Nós cobramos melhor estrutura pra toda a classe da Saúde e acreditamos que o Aécio é quem tem a melhor proposta nesse sentido", disse José Filipe.

Os profissionais afirmam que levantamentos feitos pela Associação Médica mostram que a maioria dos profissionais apoiam Aécio Neves. Para ele, isso é resultado da constatação de que a política de Saúde implementada por Dilma Rousseff fracassou.

"Todo os dias vemos casos de pessoas sofrendo e até morrendo por falta de vagas ou de tratamento adequado na rede pública. As maiores vítimas são os trabalhadores, os idosos, os mais pobres. O governo diz que não dinheiro, mas gastou bilhões em obras superfaturadas e com suspeitas de corrução para a Copa do Mundo", reclama.

"Aqui em Mato Grosso tivemos inclusive a redução dos repasses da Saúde para custear obras da copa. Aquele dinheiro, mal investido e superfaturado, está fazendo falta para melhorar o SUS. As pessoas não podem esquecer".

José Filipe também destacou que a classe médica quer uma investigação sobre o funcionamento do programa "Mais Médicos". Conforme ele, os médicos brasileiros atendem o dobro de pacientes e recebem menos que os estrangeiros contratados através do programa. "Além do dinheiro pago pelo Governo Federal, esses profissionais também têm moradia e transporte garantido pelas prefeituras. Outro problema é a remuneração dos médicos cubanos, que vai majoritariamente para financiar o próprio governo de Cuba", critica.

Reforço
O presidente do diretório municipal do PSDB e um dos coordenadores da campanha de Aécio em Rondonópolis, vereador Rodrigo da Zaeli, comemorou a adesão dos médicos à campanha. Para ele, o ato de ontem é uma comprovação do crescimento da candidatura de Aécio Neves na cidade.

"Recebemos com bastante alegria esse apoio. É uma classe importante para a sociedade, que forma opinião e não se deixa levar por qualquer tipo de conversa", disse Rodrigo.

O líder do PSDB também disse que os partidos que apoiam a candidatura de Aécio no município darão sequência hoje e amanhã as ações de divulgação e distribuição de propagandas da campanha do candidato.