SAÚDE

Ministério apresentará proposta de novo tratamento para hanseníase em MT

Profissionais terão a oportunidade de discutir a proposta no dia 17 de maio, no núcleo do Telessaúde no Hospital Universitário Júlio Muller

por GazetaMT

15 de Maio de 2018, 13h55

Ministério apresentará proposta de novo tratamento para hanseníase em MT
Ministério apresentará proposta de novo tratamento para hanseníase em MT

O Ministério da Saúde vai apresentar e discutir com profissionais de Mato Grosso a proposta de alteração do tratamento atual da hanseníase no Brasil para um esquema denominado Multidrogaterapia Única (MDT-U). A web conferência será realizada dia 17 de maio, próxima quinta-feira, às 8h, na sala de vídeo conferência do núcleo do Telessaúde MT, que fica localizado no Hospital Universitário Júlio Muller, em Cuiabá.

O Ministério da Saúde iniciou em dezembro de 2017, com reunião do Comitê Técnico Assessor da Hanseníase (CTA), a discussão sobre o MDT-U, que consiste em um tratamento único para as pessoas acometidas pela hanseníase, independentemente da classificação operacional paucibacilar (PB) ou multibacilar (MB), que propõe o uso de seis doses da PQT multibacilar, em regime ambulatorial nas Unidades Básicas de Saúde ou, ainda, em serviços especializados.

O novo esquema foi embasado em estudos internacionais e, especialmente, num estudo nacional realizado por um grupo de pesquisadores brasileiros, os quais asseguram a eficácia no tratamento proposto, tanto para PB quanto para MB, proporcionando maior qualidade de vida para os usuários, bem como a redução do abandono.

Tendo em vista a relevância da proposta e as mudanças necessárias para sua implantação, o tema foi discutido em nova reunião do CTA-Hanseníase, realizada em 18/04/2018, com diversas entidades, como as Sociedades Brasileiras de Hansenologia, de Dermatologia, de Enfermagem e de Fisioterapia e o Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS).

O tema também já foi discutido com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Universidades, especialistas, entre outros.

O Ministério da Saúde reitera que o MDT-U é um dos diversos temas que está sendo discutido com as referências nacional, regionais, estaduais e municipais em seminários macrorregionais, a exemplo do que foi realizado em Manaus (AM) para a Região Norte, no período de 25 a 27 de abril de 2018.