em jaciara

Parceria com projeto estadual oferece operação de catarata para 500 pessoas

Com prioridade para os pacientes com maior tempo de espera por cirurgias de catarata e pterígio, os ônibus partem da SMS às 4h30

por GazetaMT

23 de Janeiro de 2017, 13h05

Parceria com projeto estadual oferece operação de catarata para 500 pessoas
Parceria com projeto estadual oferece operação de catarata para 500 pessoas

A Caravana da Transformação, um projeto estadual móvel que oferece serviços básicos de saúde e pequenas cirurgias, acontece entre os dias 24 de janeiro e 3 de fevereiro em Jaciara, cidade a 70 quilômetros de Rondonópolis. Para reduzir a fila de cirurgias de catarata e pterígio vinculadas ao SUS, a Secretaria Municipal de Saúde transporta 500 pacientes para a cidade vizinha.

Programada de 26 a 31 de fevereiro, com exceção do dia 29, a parceria entre a Prefeitura de Rondonópolis e o Governo do Estado de Mato Grosso prevê o transporte via ônibus de 100 pacientes por dia. Com prioridade para os pacientes com maior tempo de espera por cirurgias de catarata e pterígio, os ônibus partem da Secretaria Municipal de Saúde às 4h30.

Segundo informações da Central de Regulação da Prefeitura de Rondonópolis, os pacientes são recrutados por telefone, levando em consideração a prioridade e o tempo de espera pela cirurgia. Uma enfermeira deve acompanhar os pacientes durante todo o trajeto de ida e volta.

Em alguns casos em que é necessária a permanência do paciente na cidade, a Defesa Civil de Jaciara disponibiliza até 300 colchões em suas escolas municipais.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, a parceria deve reduzir as filas do SUS municipal. Atualmente, 1.260 pessoas aguardam na fila de espera por uma cirurgia de catarata e outras 1.195 aguardam a cirurgia de pterígio.