Saúde

STF vai ouvir sociedade sobre diferenças no atendimento do SUS

Debate acontecerá no final de maio e interessados em participar podem se inscrever por e-mail; decisão terá validade para todos os casos

por

19 de Abril de 2014, 06h50

STF vai ouvir sociedade sobre diferenças no atendimento do SUS
STF vai ouvir sociedade sobre diferenças no atendimento do SUS

Termina na próxima terça-feira (22) o prazo para inscrições na audiência pública que vai discutir a chamada "diferença de classe" nas internações do Sistema Único de Saúde (SUS). O debate, marcado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para o final de maio, vai ouvir a opinião de especialistas, Poder Público e sociedade civil sobre a possibilidade de melhoria na acomodação e de contratação de um profissional conforme escolha do paciente.

A audiência foi convocada para que os ministros do Supremo ouçam diferentes pontos de vista e possam julgar o Recurso Extraordinário 581488, que trata do tema. De acordo com o STF, cada pessoa deverá defender seu ponto de vista durante 15 minutos.

O STF deve analisar o recurso proposto pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do qual contesta a decisão da Justiça Federal da 4ª Região de não restabelecer a prática, proibida desde 1991. Para o tribunal, a "diferença de classe" é improcedente pois trata de forma diferente os pacientes dentro de um sistema como o SUS, que prevê acesso universal e igualitário aos serviços de saúde.

Em 2012, os ministros do STF deliberaram que o julgamento terá repercussão geral, o que significa que a decisão que for tomada neste caso será aplicada em situações idênticas pelas instâncias inferiores.

O recurso tramita no STF desde 2008 depois que uma ação civil pública foi movida pelo conselho de medicina gaúcho contra a cidade de Canela (RS), para que o município, enquanto gestor municipal do SUS, fosse obrigado a permitir a "diferença de classe".

A audiência está marcada para o dia 26 de maio e os interessados devem enviar e-mail para [email protected]. A relação dos inscritos para o debate será divulgada no site do Supremo a partir do próximo dia 28.