segurança alimentar

Procon Estadual e Empaer discutem parceria para beneficiar o agricultor familiar

Reunião foi realizada nesta terça-feira (11), em Cuiabá

por GazetaMT

13 de Abril de 2017, 14h00

Procon Estadual e Empaer discutem parceria para beneficiar o agricultor familiar
Procon Estadual e Empaer discutem parceria para beneficiar o agricultor familiar

Representantes do Procon Estadual e da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT) estiveram reunidos, na terça-feira (11), para discutir proposta de parceria entre os dois órgãos. O objetivo, conforme explica o superintendente do Procon-MT, Onofre Júnior, é levar orientação aos pequenos produtores sobre a importância da legalização dos produtos oriundos da agricultura familiar postos à venda no mercado de consumo. O encontro ocorreu na sede da Empaer, em Cuiabá.

“Nossa proposta inicial é desenvolver atividades conjuntas com a Empaer e outras instituições que trabalham diretamente com a agricultura familiar, aproveitando ações de governo como a Caravana da Transformação, por exemplo, para capacitar os produtores. O Procon quer garantir a segurança alimentar dos consumidores, mas sem prejudicar o agricultor”, salienta o superintendente.

De acordo com os fiscais de Defesa do Consumidor, Rogério Chapadense e Rogério Sena, ao aplicar a legislação consumerista, muitas vezes, o Procon precisa apreender mercadorias comercializadas de forma inadequada, como, por exemplo, produtos sem rótulo que ainda são comuns na agricultura familiar. “Queremos orientar os pequenos agricultores para que os produtos sejam vendidos de acordo com o que a lei exige”, informam os fiscais.

Para o presidente da Empaer, Layr Mota, o grande desafio é valorizar a produção para que a agricultor familiar possa se fixar no campo. “Estamos começando a discutir uma parceria com o Procon para levar ainda mais informação ao pequeno produtor rural e garantir que ele produza com qualidade, podendo ofertar seus produtos da forma que a lei determina, melhorando sua renda”, destaca.

Também participou da reunião o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Pública de Mato Grosso (Sinterp-MT), Gilmar Brunetto.

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e do Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h. No posto da Assembleia Legislativa (ALMT), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.