SEGURANÇA

Delegados Regionais se reúnem com diretoria do interior da PJC

Rondonópolis e Sinop se tornam prioridade para o enfrentamento a violência

por EMERSON DOURADO

28 de Janeiro de 2015, 17h09

Delegados Regionais se reúnem com diretoria do interior da PJC
Delegados Regionais se reúnem com diretoria do interior da PJC

Reunião realizada na capital, como objetivo de traçar ações de enrentamento a violência em todo o estado - Assessoria PJCA diretoria do interior da Polícia Civil do estado de Mato Grosso, se reuniu com os titulares das 13 Delegacias Regionais, em Cuiabá, com o objetivo de apresentar detalhadamente o plano de combate ao crescente índice de violência que assola o estado. O enfrentamento já se iniciou com as operações “Actio Auctoritatis", “Sicarios” e “Interior seguro”.

A pauta principal da reunião foi apresentar o plano operacional da Diretoria do Interior e planejar ações policiais dentro da operação "Interior Seguro", da Secretaria de Segurança e atender as metas das operações da Diretoria Geral da Polícia Civil, a "Sicários" que visa concluir 200 inquéritos policiais no interior e na Capital, e a operação "Actio Auctoritatis", que objetiva aumentar 10% do número de instauração de inquéritos policiais e a conclusão dos procedimentos, com autoria definida referente aos crimes de roubo, tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico, além de cumprir mandados de prisão de foragidos da Justiça nos dois crimes. 

O Delegado Regional de Rondonópolis, Henrique de Freitas Meneguelo, explicou que na reunião foi anunciado que as cidades de Sinop e Rondonópolis receberão um foco maior da Secretaria de Estado de Segurança Pública, devido aos altos índices de violência apresentados no ano de 2014. “ Nós trabalharemos em quatro frentes, homicídio, latrocínio, tráfego e roubo, então já iniciamos um minucioso levantamento das áreas quentes ou seja onde ocorrem crimes na cidade e a partir dai nós vamos traçar um plano efetivo de operações para combater estes crimes e reduzir os índices do ano passado que foram muito altos”, comentou.

Outro ponto discutido entre os Delegados Regionais e a Diretora do interior da Polícia Judiciária, Maria Antônia Soares foi com relação aos o novos policiais civis, que após formação-técnico profissional, na Academia de Polícia com duração de  4 meses ficarão a disposição das Regionais. Para Rondonópolis serão disponibilizados 28 policiais civis, sendo 6 escrivães e 22 investigadores, um contingente que segundo o Delegado Regional  fortalecerá a PJC na região “Será um ganho importante de efetivo, claro que não é suficiente, mas amenizará um  pouco o déficit de policiais que temos. Além deste ganho, nós estamos discutindo um remanejamento de policiais de Rondonópolis que estão lotados em outras cidades, com os novos que estarão a disposição até o início de abril”, comentou.

 

Esta foi a primeira reunião de trabalho dos delegados regionais, com a diretoria do interior da Polícia Civil do estado de Mato Grosso, na nova gestão.