SEGURANÇA

Municípios da região Sul recebem investimentos em efetivo e viaturas

Foram 14 motos para Rondonópolis e nove para Primavera do Leste

por GazetaMT

28 de Janeiro de 2017, 07h00

Municípios da região Sul recebem investimentos em efetivo e viaturas
Municípios da região Sul recebem investimentos em efetivo e viaturas

Municípios da região Sul do Estado receberam, ao longo da atual gestão, diversos investimentos na área da Segurança Pública, que possibilitaram alavancar as ações operacionais e estratégicas com foco na redução da criminalidade.

Envio de novas e modernas viaturas locadas e reformadas com padrão internacional de identidade visual, bem como reforço no efetivo, foram os principais avanços na segurança pública da região.  

Novas motocicletas foram entregues para auxiliar no atendimento rápido das ocorrências da Polícia Militar em cidades como Primavera do Leste e Rondonópolis. Foram 14 motos para Rondonópolis e nove para Primavera do Leste.

A Região Integrada de Segurança Pública de Rondonópolis (RISP 4), na qual fazem parte os municípios de Rondonópolis, Jaciara, Dom Aquino, Juscimeira, São Pedro da Cipa, Itiquira, Pedra Preta, São José do Povo e Tesouro, tiveram um incremento de 102 profissionais da segurança pública.

As mesmas cidades receberam 241 viaturas, entre veículos locados novos e reformados, incluindo as novas motos. 

A Região Integrada de Segurança Pública de Primavera do Leste (RISP 11), na qual fazem parte os municípios de Primavera do Leste, Campo Verde, Santo Antônio do Leste, Paranatinga e Poxoréu, tiveram um incremento de 40 profissionais da segurança pública.

As mesmas cidades receberam 160 viaturas, entre veículos locados novos e reformados, incluindo as novas motos.

Outros municípios da região Sul do Estado também já foram contemplados com várias ações da Segurança Pública. Em Primavera do Leste, por exemplo, foi inaugurada em julho do ano passado, a Delegacia de Homicídio e Delitos Gerais.

“A delegacia atua na elucidação de todos os delitos, exceto os que configurem área de ação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) - que investiga crimes contra o patrimônio e ainda os que envolvem entorpecentes”, explicou o delegado titular Rafael Sippel Fossari, que comanda os trabalhos na nova delegacia.

No mesmo mês de julho, Rondonópolis recebeu uma nova estrutura predial com a reforma da Delegacia Regional da cidade.

A nova estrutura conta com um grande espaço para estacionamento, salas maiores para arquivo e depósitos, mais quatro cômodos para cartórios, além de uma recepção espaçosa que oferece ao cidadão mais conforto e melhor atendimento.

A Delegacia Regional de Rondonópolis coordena 14 delegacias de polícia, divididas em dez municípios da região sul: Rondonópolis, São José do Povo, Guiratinga, Pedra Preta, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Dom Aquino, Tesouro, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha e Ponte Branca.

Ainda em Rondonópolis foi implantado o Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra). A unidade da Polícia Civil não tem caráter investigativo, mas de auxílio e pronto-atendimento às ocorrências, atuando na prevenção e repressão de crimes contra o patrimônio como roubos, furtos, roubos de veículos e latrocínio, bem como em casos de homicídios.

Está previsto no Plano de Trabalho Anual de 2017 a reforma do prédio da Criminalística e do IML da Politec em Rondonópolis, além da entrega de duas viaturas modelo SUV, sendo uma para a Coordenadoria Regional de Rondonópolis e outra para a Gerência Regional da Politec de Primavera do Leste.

Operação Bairro Seguro

Há exatamente uma semana, uma grande operação das forças de Segurança Pública movimentou o município de Jaciara (144 km ao Sul de Cuiabá), com o cumprimento de mandados de busca e apreensão, bloqueios, barreiras, saturação e blitz da Lei Seca.

A ação integrada teve início nas primeiras horas da manhã do dia 20 de janeiro, com o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão pelas Polícias Civil e Militar. Três pessoas foram presas, além da apreensão de cinco porções de maconha e diversos objetos.

Policiais que participaram da ação. Foto: InternetO cumprimento dos mandados foi uma continuação de várias ações policiais que estão sendo realizadas desde o dia 17 de janeiro no município. Já foram apreendidos dois menores por ato infracional, duas pessoas foram presas por tráfico de drogas, e três foram presas por homicídio e tráfico de drogas, além de um suspeito de estupro que estava sendo procurado pela polícia desde novembro do ano passado, quando o crime ocorreu, em Jaciara.

No mesmo dia, barreiras foram montadas para a primeira edição da operação Lei Seca no município. Equipes da Polícia Militar (com apoio do Comando de Ação Rápida (CAR), Força Tática e Batalhão de Trânsito), Polícia Civil de Jaciara e Rondonópolis (com apoio do Garra), agentes municipais da prefeitura de Jaciara e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) atuaram em pontos de bloqueio pela principal avenida da cidade, a Antônio Freire Sobrinho, na região central.

O saldo da ação integrada foi de 109 testes de alcoolemia realizados, uma pessoa presa, 29 Autos de Infração de Trânsito lavrados, 12 Carteiras Nacional de Habilitação recolhidas (CNH) retidas e um veículo removido.

O comandante geral da Polícia Militar (PM-MT), coronel Jorge Luis de Magalhães, destacou o reflexo das ações integradas nos índices de criminalidade em todo Estado. “Já temos resultados expressivos na Segurança Pública. Fechamos o ano de 2016 com redução de mais de 10% do crime de homicídio em todo estado. Isso comprova que os trabalhos desenvolvidos pelas forças de segurança pública vêm trazendo bons resultados e levando mais segurança para toda a sociedade mato-grossense”.

Caravana da Transformação

As ações de Segurança Pública em Jaciara antecederam a chegada da Caravana da Transformação, que está acontecendo desde o dia 24 de janeiro na cidade. A ação social do Governo do Estado é realizada no Centro de Eventos Jovelina Maria de Almeida, localizado no Bairro Vila Planalto, no município.

Entre os serviços de saúde oferecidos estão consultas, exames oftalmológicos e as cirurgias de catarata, pterígio e yag laser, que estão sendo disponibilizadas conforme a demanda da região.

Até o momento, a caravana de Jaciara já atendeu 2.874 pessoas e realizou 12.456 procedimentos oftalmológicos. Diariamente são atendidas entre 800 e 1.000 pessoas. Para esta edição são esperadas 3 mil cirurgias.

Já os serviços de cidadania oferecem a confecção de documentos, entre eles: RG, CPF, Carteira de Trabalho, Carteira de Pescador, certidões de nascimento, casamento e óbito, fotos 3x4, fotocópias, plastificação de documentos, realização de oficinas e palestras, intermediação de vagas de trabalho, entre outros.