SEGURANÇA

Sinfra assegura caminhões bombeiros para aeroportos de Sorriso e Cáceres

Até 2018, Mato Grosso contará com oito aeroportos regionais recebendo voos comerciais

por GazetaMT

16 de Fevereiro de 2017, 13h23

Sinfra assegura caminhões bombeiros para aeroportos de Sorriso e Cáceres
Sinfra assegura caminhões bombeiros para aeroportos de Sorriso e Cáceres

Até 2018, Mato Grosso contará com oito aeroportos regionais recebendo voos comerciais. Na atualidade, são seis. A ampliação destas estruturas visa estimular o desenvolvimento das cidades, melhorar o acesso a serviços públicos e elevar a qualidade de vida do cidadão. Além disso, o Governo do Estado busca melhorias na segurança operacional das unidades aeroportuárias.

Em reunião realizada na sede da Secretaria de Aviação Civil (SAC), nesta quarta-feira (15), em Brasília (DF), o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso, Marcelo Duarte, teve a confirmação de que os aeroportos de Sorriso e Cáceres receberão Caminhões de Combate a Incêndio (CCI). O compromisso foi assegurado pelo diretor do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), Eduardo Bernardi.

No encontro, ficou acordado que o aeroporto de Sorriso receberá um caminhão bombeiro com maior capacidade (do tipo 4), em substituição ao atual, do tipo 3, que será encaminhado para atuar em Cáceres. Marcelo Duarte explicou que os caminhões são imprescindíveis para determinar a capacidade de segurança operacional dos aeroportos, uma vez que eles aumentam o nível de proteção contra incêndio das unidades.

“A confirmação que obtivemos na Secretaria de Aviação é muito importante para darmos prosseguimento ao nosso plano de reforma e ampliação da capacidade das unidades que recebem voos comerciais, estimulando negócios e a conexão de pessoas”, afirmou o secretário, que esteve acompanhado por uma comitiva de Mato Grosso, integrada pelo suplente de deputado federal Xuxu Dal Molin, entre outros.

As ações voltadas para os aeroportos fazem parte do Programa Voe MT (Programa Estadual de Incentivo à Aviação Regional), que conta com a parceria fundamental da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT).

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) irá executar uma série de obras no aeroporto de Cáceres, como a reforma da estrutura e adequação do terminal, a ampliação e adequação do pátio de parada de aeronaves, recapeamento e sinalização horizontal da pista de pouso, revitalização da cerca operacional e sinalização noturna. O investimento deve ser superior a R$ 4 milhões.

Atualmente, Mato Grosso conta com as unidades de Rondonópolis, Sorriso, Barra do Garças, Alta Floresta, Sinop, além do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, recebendo voos comerciais diariamente. Até 2018, devem entrar em operação os termineis de Cáceres e Tangará da Serra.

Voe MT

O programa tem foco no fomento e democratização do transporte aéreo, diversificando as cidades a serem atendidas com voos regulares.

As companhias aéreas que abrirem voos no estado podem obter redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para compra de querosene de aviação, por meio do programa Voe MT.