SEM ACESSO

Portal da Transparência da Câmara de Vereadores está fora do ar

Empresa contratada não consegue postar os dados e Casa perde o posto de referência

por

21 de Junho de 2017, 10h05

Portal da Transparência da Câmara de Vereadores está fora do ar
Portal da Transparência da Câmara de Vereadores está fora do ar

Acessar o Portal da Transparência da Câmara de Vereadores de Rondonópolis está fora do alcance do cidadão, descumprindo lei que obriga os órgãos públicos a manterem todas as informações disponíveis à sociedade.

A Câmara tem duas empresas que prestam o serviço, a Mercato que desenvolve o sistema interno de dados, que está prestando um bom serviço, e a MPX Brasil Soluções Web, que publica os dados compilados pela Mercato no Portal da Transparência. "Na verdade desde que venceu a licitação, no início deste ano, a MPX Brasil não consegue achar um meio de publicação dos dados no Portal. Até agora a Casa de Leis não consegue cumprir a lei da transparência e isso é grave", diz o assessor especial de transparência e mídias sociais da Câmara de Vereadores, Carlos Vanzeli.Carlos Vanzeli garante que o caso será solucionado. Foto: assessoria

A MPX Brasil é uma empresa que se propõe a desenvolver qualquer ferramenta com aplicação web dentro das normas e legislação atual, como a Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei da Transparência, Lei de Acesso a Informação, Sistema de Ouvidorias On Line Legislativa e Executiva, servidores virtuais, físicos e hospedagens de alta performance. Foi a primeira colocada no processo licitatório realizado este ano. A empresa tem sede em Sinop e em Cuiabá e atende hoje a mais de 100 municípios em Mato Grosso e 50 em Tocantins.

"Apesar da até então boa reputação, a empresa hoje não atende as necessidades da Câmara de Vereadores de Rondonópolis e, para não infringir a Lei da Transparência, a Casa já entrou com processo administrativo contra a MPX Brasil e a avaliação da situação está a cargo de servidores de carreira. O negócio é não deixar que esta falha gerada por incompetência técnica coloque a Câmara de Vereadores em situação de descumprimento da Lei", reforçou Vanzeli.   

Lembrando que desde o início dos trabalhos legislativos, nem a transmissão das sessões on line está disponível, aliás, nenhuma informação está disponível no Portal da Transparência.