SEM APOIO

Vereadores da situação pendem para o lado de lá

por

22 de Junho de 2017, 09h24

Vereadores da situação pendem para o lado de lá
Vereadores da situação pendem para o lado de lá

Com situações estranhas, nem os situacionistas conseguem aplaudir o prefeito

Na sessão da Câmara de Vereadores desta quarta-feira ,21, a tribuna livre foi palco de denúncias e cobranças por parte dos vereadores que querem mais participação nas decisões da administração municipal.

Silvio Negri (PCdoB) saiu do 'modo' clamo e apaziguador para literalmente cobrar do prefeito s seu secretariado, atitudes que tragam mais governabilidade à cidade.

"Começo pela questão do trânsito, está insuportável. O sincronismo dos semáforos não existe, o Sanear faz obras, importantes a bem da verdade, mas esquece de avisar o motorista, de sinalizar as vias interditadas, enfim, está um verdadeiro caos", desabafa o vereador que disse ainda que isso tudo atrapalha a vida de todos, principalmente do trabalhador.Vereador Silvio Negri, situação que cobra. Foto: Luan Dourado/GazetaMT

Outra questão que envolve mobilidade urbana levantada por Negri foi o transporte coletivo. "Será que vamos ter de esperar o Plano Diretor ficar pronto para ter transporte coletivo? Está um absurdo, tem estudantes que não têm mais transporte para ir e voltar da escola à noite. Os alunos da Escola Elizabete no Jardim Atlântico reclamam diariamente a falta de ônibus. Precisamos decidir urgentemente a questão da licitação de uma nova empresa, já que a Cidade de Pedra está atuando com contrato precário, vencido há mais de três anos, ajustou as tarifas e reduziu o número de carros e linhas", denunciou o vereador.

E mais, Sílvio Negri cobrou, pela terceira sessão seguida, explicação sobre a merenda escolar. "São sempre as mesmas empresas que vencem os pregões e a reclamação nas Unidades é que não tem alimentos, material de limpeza e nem material de expediente".

Oposição tambémSubtenente Guinâncio convoca secretária e fiscais de obras. Foto: Luan Dourado/GazetaMT

Também na tribuna, o vereador Subtenente Guinâncio aproveitou para cobrar e reforçar a questão da necessidade de se fazer, e rápido, a licitação para o transporte público e, inclusive, falou mais uma vez sobre a necessidade de acompanhar a aplicação dos recursos públicos e fiscalizar as obras.

"Aprovamos créditos suplementares e especiais a cada sessão e nunca sabemos quando e onde serão aplicados estes recursos. Entendemos a necessidade de agilizar os serviços por meio dessas aprovações, mas precisamos ter voz e vez na hora da execução das obras em questão. Por exemplo, este recurso de mais de R$ 11 milhões que vão ser investidos em obras de conservação e manutenção de vias pavimentadas para revitalização - lama asfáltica- ninguém tem um cronograma das obras. Parece que estamos aqui de 'bonecos'", contestou o parlamentar.

Para a Câamara de Vereadores ter acesso mais claro às obras e ações da prefeitura, o vereador Guinâncio protocolou na quarta-feira, 21, dois requerimentos. Um convocando a secretária de infraestrutura Nívea Calzolari para explicar a aplicação dos recursos e o cronograma das obras e outro convocando os fiscais das seis frentes de obras que estão sendo executadas pelo Sanear, também para mostrar como estão acompanhando cada uma delas.

Os requerimentos não entraram em regime de urgência e devem, ser votados pelos vereadores na próxima sessão, dia 28 de junho, para a convocação dos responsáveis para a sessão do dia 05 de julho.