SEM SOLUÇÃO

Com UTI ainda fechada, vereadores rebatem ideia de Pátio

por GazetaMT

23 de Novembro de 2017, 14h40

Com UTI ainda fechada, vereadores rebatem ideia de Pátio
Com UTI ainda fechada, vereadores rebatem ideia de Pátio

Na sessão ordinária da Câmara dos Vereadores de Rondonópolis realizada na última quarta-feira, 22, boa parte da Casa voltou a comentar sobre o fechamento da Unidade de Terapia Intensiva -UTI pediátrica da Santa Casa do município. Sem os repasses do Governo do Estado nos últimos quatro meses, a ala encerrou as atividades.

Fato novo, o prefeito José Carlos do Pátio -SD sugeriu que o município assuma o custeio da UTI pediátrica. Foi rebatido o gestor, em especial pelos vereadores do PPS, Fábio Cardozo e Thiago Muniz. Politicamente, a ideia de Pátio caiu como luva para a oposição.

Na análise digamos, oficial, a Prefeitura simplesmente não daria conta de cumprir com a promessa de gerir a UTI. O que não é nenhuma mentira, pois o custo é alto. A saber: o montante da dívida do Estado ultrapassou, somente no período de quatro meses, a casa dos R$ 50 milhões.

Outro ponto defendido pela dupla é a necessidade de melhorias nas unidades de saúde que são de responsabilidade municipal.

No início do mês, dias após o fechamento, a reportagem do GazetaMT ouviu o posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde. À época, a Prefeitura informou que seguiria articulando junto ao Governo Federal a inclusão da Santa Casa no Sistema Único de Saúde -SUS, possibilitando o envio de recursos.