SEM SUCESSO

Garcia pede volta atrás do PSB, mas partido mantém destituições

por GazetaMT

12 de Maio de 2017, 08h32

Garcia pede volta atrás do PSB, mas partido mantém destituições
Garcia pede volta atrás do PSB, mas partido mantém destituições

Bem que o deputado federal Fábio Garcia tentou. Pediu que o PSB reconsiderasse as destituições sua e dos demais parlamentares filiados em Mato Grosso, mas as Executivas nacional e estadual da sigla, ao que parece, não está interessada em voltar atrás na decisão. No Estado, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, afirmou que não houve inclinação.

Garcia fora destituído da presidência regional do Partido Socialista Brasileiro -PSB por desobediência no último dia 27 de abril. Votou em favor da aprovação da Reforma Trabalhista, contra a vontade da cúpula que, apesar de base aliada, considera um dano social as mudanças previstas ao Regime de Consolidação das Leis do Trabalho -CLT. Logo após o fatídico, demais parlamentares mato-grossenses emitiram nota em defesa do colega. O resultado foi a degola geral.

Nesta semana, Um grupo de líderes do PSB-MT conversou com o presidente da Executiva, Carlos Roberto Siqueira Barros, na tarde desta quinta-feira (11), em Brasília. "Não saí com muita esperança da reunião, e o presidente do partido não se mostrou aberto a rever decisão. Ele retirou o Fábio por ter votado pela aprovação da reforma trabalhista e também os outros membros do Diretório, por entender que somos um grupo. Não entendi muito isso", disse.

Seguem, portanto, boicotados no PSD os parlamentares:

Fábio Garcia - presidente

Adriano Müller - secretário-geral

Adilton Sachetti - vice-presidente

Max Russi - secretário de Finanças

Mauro Mendes - presidente de honra e secretário de Formação Política

Eduardo Botelho - secretário de Movimento Partidário

Oscar Bezerra - secretário de Organização Partidária

...

A decisão do PSB em manter a punição pode afetar em muito o quadro eleitoral do próximo ano. De olho nas "janelas", partidos tem se articulado e podem haver mudanças. Garcia, por exemplo, fora informalmente convidado pelo governador do Estado Pedro Taques -PSDB para compor junto aos tucanos. O deputado não se manifestou publicamente sobre o convite.

Outro sempre atento é o ministro da Agricultura Blairo Maggi -PP. Com a "bala" na mão política e financeiramente, como se diz, pode trazer nomes para o partido.

O PSB-MT vive um momento importante. Renovação ou debanda, é bom acompanhar.