SEMENTES DO MERCOSUL

Comissão de debate equivalência de categorias

Delegações dos países do Bloco estiveram reunidas no Espírito Santo

por Redação com assessoria MAPA

01 de Outubro de 2019, 14h53

Comissão de debate equivalência de categorias
Comissão de debate equivalência de categorias

Delegações da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai estiveram reunidas na Superintendência Federal de Agricultura do Espírito Santo para as reuniões da Comissão de Sementes e do Grupo Ad Hoc de Batata-Semente do SGT n° 8 do Mercosul. O encontro foi promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

"As reuniões têm por objetivo a harmonização de padrões, por meio da elaboração e alteração de resoluções normativas do Mercosul, para ampliar o comércio internacional de sementes e mudas entre os países do bloco", explica a coordenadora-geral de Sementes, Mudas e Proteção de Cultivares da Secretaria de Defesa Agropecuária, Virgínia Carpi. Neste segundo semestre de 2019, o Brasil assumiu a presidência Pro Tempore do Mercosul, com a responsabilidade de coordenar as reuniões de suas comissões no âmbito de cada subgrupo de trabalho.

No encontro, a Comissão discutiu a revisão das equivalências de classes e categorias de sementes, a elaboração de um sistema de equivalência de categorias para batata-semente, e o uso de técnicas moleculares na identificação de cultivares. O grupo realizou também visitas técnicas a produtores de mudas de espécies frutíferas, como goiaba, citros e cacau, ornamentais, de café conilon e eucalipto.

A Delegação do Brasil apresentou ainda a metodologia utilizada para o processo de revisão, em andamento, do Decreto n° 5.153/2004, que regulamenta a Lei de Sementes e Mudas. Os Estados-Parte foram representados por auditores fiscais federais agropecuários do Mapa (Brasil), engenheiros agrônomos do Inase (Argentina), Dise/Senave (Paraguai) e Inase (Uruguai). As reuniões contaram ainda com a participação de especialistas em amostragem de batata-semente (Embrapa) e em análises moleculares (LFDA-GO/Mapa).