Sentença anulada

A combatente do crime que todo bandido gosta

por GazetaMT

15 de Agosto de 2019, 08h04

A combatente do crime que todo bandido gosta
A combatente do crime que todo bandido gosta

O ex-deputado e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Humberto Bosaipo, teve a sua sentença de condenação por crime de corrupção anulada pelo Tribunal de Justiça (TJ) por conta da suspeição da juíza que julgou seu caso, a ex-juíza e agora senadora cassada Selma Arruda (PSL). Bosaipo foi condenado a 18 anos de prisão por desvios de R$ 5 milhões da Assembleia Legislativa (AL).

No seu afã de se firmar como uma incansável combatente do crime e da corrupção, mais especificamente, a ex-magistrada agiu com parcialidade ao sentenciar o réu, pois de acordo com a defesa de Bosaipo, a juíza orientava uma funcionária a negar pedidos de sua defesa, e agia a fim de "promoção pessoal". Ou seja: além de julgar, ela fazia as vezes de acusação, o que é vedado por lei, jogando para a plateia, afim de amealhar simpatia do cidadão médio que já está cansado de ver seus representantes políticos envolvidos em todo tipo de maracutaia com o objetivo de se locupletar com o dinheiro público. E deu certo!

Acontece que a agora senadora cassada não seguiu o rito, abandonou as regras impostas pelo Direito e agiu ao arrepio da lei, cometendo ela mesma várias irregularidades para prender o outrora todo poderoso Humberto Bosaipo, um dos ícones da corrupção no estado. Por conta de sua postura, nada legalista, mesmo havendo provas da culpa de Bosaipo no processo, a sentença foi anulada. Graças à Selma Arruda!

Para sorte dos cidadãos que realmente se preocupam em ver punidos os políticos corruptos, o TJ anulou somente a sentença, mantendo válidos todo o processo de instrução e provas, que serão mantidos para posterior julgamento. Esperamos que de agora em diante seja observado o que prevê a lei, que esse novo processo obedeça ao rito e a sentença que for prolatada a partir dele seja dentro dos parâmetros legais e que a sentença não seja novamente anulada, beneficiando o corrupto, em desfavor da sociedade.

Afinal, é triste duas vezes para o cidadão honesto assistir essa situação, pois vê os seus paladinos da moralidade cometendo ilegalidades e um ex-político comprovadamente corrupto ter sua sentença anulada por conta dessas ilegalidades.

Que sirva de exemplo para outros casos famosos, onde o julgador também agiu como acusador e os réus já estavam condenados antes do seu julgamento começar. Afinal, o Buxixo entende que se o bandido é condenado por não obedecer aos preceitos legais, o seu julgador necessariamente tem que obedecer fielmente tais preceitos, ou não se fará Justiça.