SESMARIAS

Gaeco e Promotoria de Justiça de Primavera do Leste deflagram operação contra corrupção

28 mandados de busca e apreensão e conduções coercitivas estão sendo cumpridos contra agentes públicos, empresários e advogados

por GazetaMT

21 de Novembro de 2016, 14h45

Gaeco e Promotoria de Justiça de Primavera do Leste deflagram operação contra corrupção
Gaeco e Promotoria de Justiça de Primavera do Leste deflagram operação contra corrupção

O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), composto por Promotores de Justiça, Delegados de Polícia, Policiais Militares e Civis e a Promotoria de Justiça de Primavera do Leste deflagraram na manhã de hoje (21), a “Operação Sesmaria”, que investiga atos de corrupção na aprovação de loteamentos e compra de votos de vereadores.

Desde às 06h, 28 mandados de busca e apreensão e conduções coercitivas estão sendo cumpridos em desfavor de agentes públicos, empresários e advogados. Os alvos da operação residem nos municípios de Primavera do Leste e Querência. Foram conduzidos coercitivamente quatro vereadores: Antonio Marcos, Josafá Martins Barbosa (atual presidente), Estaniel Pascoal (ex-presidente) e Messias Di Caprio, além de empresários, assessores e ex-assessores.

As investigações apontaram atos de corrupção na aprovação de loteamentos e compra de votos de vereadores. Todas as conduções coercitivas são encaminhadas para sede da Promotoria de Justiça de Primavera do Leste, onde os envolvidos serão interrogados por organização criminosa, corrupção passiva e ativa, falsa perícia e contra a Lei de Parcelamento do Solo (Lei 6766/79).

Também estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em escritórios de advocacia, gabinetes de vereadores e residências, duas pessoas foram autuadas em flagrante por porte ilegal de munição e ocultação de documentos.