Sinduscom

Parceria vai certificar construtoras no Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat

Avaliação vai checar conformidade de Sistemas de Gestão da Qualidade ; iniciativa reúne Sinduscom, Senai e Sebrae

por GazetaMT

19 de Dezembro de 2014, 11h21

Parceria vai certificar construtoras no Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat
Parceria vai certificar construtoras no Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat

O Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-Sul/MT) por meio de uma parceria com Senai e Sebrae viabilizou a certificação de construtoras filiadas no Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). O programa criado pelo Governo Federal tem o objetivo de organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.

O PBQP-H se consolidou como uma das principais ferramentas de difusão dos novos conceitos de qualidade, gestão e organização da produção, e hoje é um dos principais suportes para o programa habitacional do governo "Minha Casa, Minha Vida". Hoje, já são 3.200 construtoras certificadas.

O Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil (SiAC) do PBQP-H tem como objetivo avaliar a conformidade de Sistemas de Gestão da Qualidade em níveis adequados às características específicas das empresas do setor de serviços e obras atuantes na Construção Civil, visando contribuir para a evolução da qualidade no setor. É adequado a empresas de todos os portes que atuam no setor de execução de obras e elaboração de projetos para empresas públicas e privadas. O certificado PBQP-H SiAC é um pré-requisito exigido por instituições como a Caixa Econômica Federal e outros bancos para a concessão de financiamentos habitacionais. Alguns governos estaduais e prefeituras municipais exigem o certificado PBQP-H SiAC para a participação em licitações. Na entrevista a seguir, Maria Salette de Carvalho Weber antecipa alguns pontos que serão abordados.

Segundo consultora do Senai, Marli Alves Ferreira Divitti, o programa contribui com a modernização do setor, tornando-o mais competitivo e com o ganho social na produção de soluções com melhor qualidade e menor custo, contribuindo para a redução do déficit habitacional, principalmente na produção habitacional de interesse social. "As empresas devem solicitar sua adesão ao SiAC. Esse sistema possui caráter evolutivo e estabelece níveis progressivos de avaliação da conformidade (nível de adesão e níveis de certificação B e A), segundo os quais os sistemas de gestão da qualidade das empresas construtoras são avaliados e classificados", explicou a consultora.

Para a representante da empresa BWF Construtora, Rebeca Costa Pinto Nascimento, a preparação para a certificação durou 12 meses e necessário implantar um sistema de gestão da qualidade e também da capacidade de atendimento do OAC que contratou. "O processo ocorreu por meio de auditorias que verificam a aplicação das exigências normativas desse sistema tanto no escritório quanto na obra", declarou.

O presidente do Sinduscon-Sul/MT, Wagner Gasbarro, ressaltou as vantagens para as empresas que aderem ao PBQP-H SiAC. "As construtoras além de contar com um Sistema de Gestão da Qualidade, específico para construtoras, podem obter financiamentos junto a qualquer instituição financeira para construírem empreendimentos habitacionais, como por exemplo o Programa 'Minha Casa, Minha Vida' e outros. A parceira entre Sinduscon, Sebrae e Senai oportunizou para as empresas um grande desconto no valor da certificação".