social

Corpo de Bombeiros promove projetos sociais para jovens de Rondonópolis e região

Durante as atividades, os alunos aprendem a ter disciplina, autoconfiança, além da responsabilidade com o trabalho em equipe

por GazetaMT

12 de Dezembro de 2017, 07h51

Corpo de Bombeiros promove projetos sociais para jovens de Rondonópolis e região
Corpo de Bombeiros promove projetos sociais para jovens de Rondonópolis e região

Este ano, mais de duas mil crianças e adolescentes participam dos projetos sociais promovidos pelo 3º Batalhão Bombeiro Militar de Rondonópolis. São alunos de 16 municípios da região que por meio do esporte e da música afastam os riscos das ruas, como as drogas e a violência.

Durante as atividades, os alunos aprendem a ter disciplina, autoconfiança, além da responsabilidade com o trabalho em equipe. Na música, o ensinamento vai além da arte. Da iniciativa já saíram formandos em música e crianças antes sem expectativa, que atualmente são exemplo de cidadania.

O comandante regional de Rondonópolis, major BM Fabricio Gomes Costa, explica que os projetos auxiliam os jovens a sair da vulnerabilidade social e promove a cidadania. "Trabalhamos em equipe e ensinamos o respeito aos mais velhos e à disciplina. Ajudamos na formação desses jovens para que possam viver em harmonia na sociedade".

A regente e professora Maura Cabral de Arruda, que participa do projeto desde a fundação, é orgulhosa do desempenho dos alunos. Para ela, ensinar é uma via de mão dupla. "Mesmo ensinando aprendo muito com eles. Sinto que todos estão empenhados em dar o melhor de si, daí o reconhecimento é consequência".

Os projetos sociais começaram em 2000, no comando do coronel BM Vanderlei Bonoto Cante com o Karabom e Atleta Cidadão - ambos o tradicional karatê, com aulas ministradas na rede municipal e na sede do Batalhão. São assistidos mais de 1,8 mil alunos. Em 2005, nascem o Futbom, que ensina o futebol de salão e a banda de música 'Pequenos jovens grandes talentos', ambos com mais de 300 alunos matriculados, em 2017.