Soja

Abertura da Safra e fórum ocorrem amanhã em MT

Colheita de soja, cuja expectativa é atingir 28 milhões de toneladas neste ano, será oficialmente aberta com debate nacional

por GazetaMT

28 de Janeiro de 2015, 16h17

Abertura da Safra e fórum ocorrem amanhã em MT
Abertura da Safra e fórum ocorrem amanhã em MT

A Abertura Oficial da Colheita de Soja da Safra 2014/2015 ocorre amanhã (29), em Alto Garças, sul de Mato Grosso. A solenidade marca o momento ápice da cultura do grão, cuja expectativa de produção é atingir o recorde de 28 milhões de toneladas no Estado. O evento será antecedido pelo Fórum Soja Brasil que, nesta ocasião, traz à tona temas sobre a qualidade das sementes e os rumos do governo federal para a agropecuária brasileira.

O evento será na sede da Fazenda Sementes Adriana, na serra da Petrovina (Km 94 da rodovia BR-364), onde os participantes poderão assistir aos painéis de debate. O primeiro, às 10 horas, trata de um dos temas mais pungentes na atual safra para os agricultores de Mato Grosso, a qualidade das sementes. Conforme técnicos da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), um dos parceiros do Fórum Soja Brasil, muitos produtores tiveram perda de produtividade justamente por conta de sementes ruins.

Pesquisadores da Embrapa e da Universidade Federal de Mato Grosso, além de um fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento participam da conversa, que será transmitida ao vivo pelo Canal Rural, realizador do evento junto com a Aprosoja Brasil.

Às 11h30 inicia o debate sobre os rumos do segundo mandato de Dilma Rousseff para o setor agropecuário brasileiro. Estão confirmados para o painel o presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), deputado federal Marcos Montes, o deputado federal por Mato Grosso e membro da FPA, Nilson Leitão, o presidente da Aprosoja, Ricardo Tomczyk, o vice-presidente da Aprosoja Brasil e presidente da Aprosoja Goiás, Bartolomeu Braz, e o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado. A conversa também será transmitida ao vivo pelo Canal Rural para todo o país.

COLHEITA - Após o almoço, às 14h30, autoridades de Mato Grosso juntam-se ao grupo presente para o acompanhamento da solenidade de Abertura da Colheita de Soja da Safra 2014/2015 no país. O vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro, e os secretários de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, e de Infraestrutura, Marcelo Duarte, estarão no evento. Produtores, agrônomos, estudantes e outros integrantes do segmento agropecuário de Mato Grosso são aguardados para o encontro.