Sonegação

Presidente da JBS tem pedido negado e terá de comparecer à CPI

O empresário Wesley Batista encaminhou pedido para CPI solicitando que o depoimento fosse feito por escrito

por GazetaMT

28 de Maio de 2016, 13h00

Presidente da JBS tem pedido negado e terá de comparecer à CPI
Presidente da JBS tem pedido negado e terá de comparecer à CPI

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Renúncia e Sonegação Fiscal, deputado José Carlos do Pátio (SD), despachou, monocraticamente, decisão contrária ao pedido feito pelo presidente da JBS, Wesley Batista, que solicitou que seu depoimento fosse feito por escrito, já que não possui afinidades técnicas com o assunto questionado.

No entanto, Pátio levou em consideração o fato de outros depoentes da empresa já terem comparecido à CPI para prestar esclarecimento, porém também alegaram não ter conhecimento dos fatos. Valdir Aparecido Boni, diretor financeiro da JBS, foi um dos que compareceram, mas não quis depor.

Batista já faltou duas vezes à oitiva e Pátio já havia entendido a necessidade de conduzi-lo coercitivamente, mas uma nova data foi agendada e o depoimento foi reagendado para o dia 6.

As oitivas que estavam marcadas para esta quarta-feira (25) foram remarcadas e, a partir do dia 31, as empresas devem ser ouvidas para esclarecer os motivos que levaram ao não cumprimento das metas estabelecidas pelo Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic).

O cronograma de oitivas programado é de que no dia 31 de maio serão ouvidos representantes das empresa Vencedor Indústria e Comércio de Produtos Lácteos Ltda, Azul Linhas Aéreas S/A e Bimetal Indústria Metalúrgica.

Já no dia 1º de junho espera-se ouvir o diretor da Cortume Jangada S/A, Cargill Agrícola e Bioterra Indústria de Reciclagem Ltda. No dia 2, virão os representantes da Master Agroindustrial Importação e Exportação Ltda, Agra Agroindustrial de Alimentos S/A, BRF Brasil Foods S/A, Mantiqueira Alimentos e Bunge Alimentos S/A.

A equipe técnica da CPI informou ainda que houve atraso nas notificações enviadas pelos Correios e, por isso, as datas acabaram sendo reajustadas, isto porque uma parte dos representantes escalados para prestar esclarecimento estão em outros estados.

Participaram da reunião os deputados Wilson Santos (PSDB), Dr. Leonado (PSD), Max Russi (PSB) e Emanuel Pinheiro (PMDB).


**Por Assessoria