SUBSTITUIÇÃO

Intolerância a lactose? Aprenda receita de leite caseiro e saudável

há a possibilidade de substituir o leite de vaca por leites vegetais, como o leite de arroz

por Redação com Remédio Caseiro

09 de Janeiro de 2018, 09h02

Intolerância a lactose? Aprenda receita de leite caseiro e saudável
Intolerância a lactose? Aprenda receita de leite caseiro e saudável

Intolerância a lactose é um problema que vem afetando muitas pessoas em pouco tempo, tendo em vista que esta substância alergênica é encontrada no leite, bebida muito comum no dia a dia.

Nestes casos, as pessoas acabam apresentando sintomas incomuns após o consumo do leite de vaca, como coceiras no corpo, manchas vermelhas, inchaço abdominal etc. Para evitar isso, os intolerantes a lactose não devem ingerir tal bebida.

Mas, para alegria de todos, há a possibilidade de substituir o leite de vaca por leites vegetais, como o leite de arroz. No canal do YouTube, Jessica Belcost ensina como fazer esta bebida e ainda como ela pode ser inserida nos novos hábitos alimentares. Isso tudo gastando pouco dinheiro e fazendo no conforto de casa.

Receita de leite de arroz

O leite de arroz é uma bebida extremamente nutritiva, com boas fontes de vitamina D ela também é digestiva e possui pouca gordura. Além disso, este líquido favorece a ação do sistema imunológico, melhorando assim a imunidade do corpo e evitando que o indivíduo adquira algumas doenças que se aproveitam de um organismo enfraquecido.

Ingredientes

1 xícara de arroz;

5 copos de água filtrada;

Essência de baunilha a gosto.

Veja também: A forma como você cozinha o arroz pode prejudicar sua saúde

Modo de preparo

Junte todos os ingredientes em um recipiente e leve ao fogo médio. Apenas cuidado com a quantidade de baunilha que você deseja colocar, pois esta essência é responsável por adocicar o leite. Deixe a mistura no fogo até o arroz cozinhar e lembre-se de que quanto mais tempo no fogo, mais grosso ficará o leite.

Depois que o arroz estiver pronto, desligue o fogo e coloque tudo no liquidificador. Bata de três a cinco vezes, até ficar o mais homogêneo possível. Em seguida, peneire a mistura, para ficar apenas o leite. Após coar, perceba se o leite ficou muito grosso, caso isso tenha ocorrido acrescente um pouco de água quente.

Como usar?

O leite de arroz pode ser ingerido puro ou para substituir o de vaca em alguma receita. Também pode ser colocado no café ou em achocolatado. Além de saber como usar o leite de arroz, você também pode aprender a reaproveitar o arroz que não passou pela peneira.

Algumas dicas para usar o arroz que sobrou é você aproveitá-lo no preparo de sopas, bolinhos de arroz, arroz doce etc.