SUPORTE

Governador anuncia decreto regulamentando o Conselho de Turismo

Conselho foi criado pela Assembleia Legislativa e tem a função de propor ações e subsídios para políticas públicas

por GazetaMT

28 de Junho de 2017, 07h53

Governador anuncia decreto regulamentando o Conselho de Turismo
Governador anuncia decreto regulamentando o Conselho de Turismo

 

O governador Pedro Taques (PSDB) anunciou ontem, 27, durante reunião com representantes do segmento turístico, que assina hoje o decreto regulamentando o Conselho Estadual do Turismo.

Esta era uma das principais reivindicações apresentadas ao governador, fruto das discussões travadas durante a audiência pública realizada em maio por iniciativa do deputado Guilherme Maluf (PSDB), que vem fazendo a interlocução com o governo e o segmento turístico.

O Conselho foi criado pela Assembleia Legislativa através da lei 10.396, de abril de 2016, e tem a função de propor ações e subsídios para as políticas públicas de desenvolvimento do turismo. Cabe ao Conselho definir as prioridades da aplicação dos recursos do Funtur, Fundo de Apoio ao Turismo.

A indicação para a recriação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento do Turismo, apresentada pelo deputado Maluf com o apoio de 17 dos 24 deputados estaduais, foi outra reivindicação apresentada na reunião. O governador Pedro Taques disse que no momento de crise por que passa o Estado esta providência é difícil, mas não descartou esta possibilidade tão logo o equilíbrio das finanças públicas seja restabelecido.

"A regulamentação do Conselho foi uma vitória do segmento turístico, pois ajudará a superar a crise que afeta todo o setor. O objetivo dessa audiência foi reunir os representantes deste importante segmento para um debate aberto com o governador e o Secretário Adjunto de Turismo, Luis Carlos Nigro, na busca de soluções para fortalecer o turismo na Capital e  estimular a ocupação dos hotéis", justificou o parlamentar.

Durante a reunião o deputado Guilherme Maluf propôs ao governador a formação de uma missão diplomática ao Peru e Bolívia, como forma de aumentar o fluxo turístico regional, além da retomada das linhas aéreas regulares entre Mato Grosso, Lima e La Paz. O governador se colocou à disposição para viabilizar esta proposta e o secretário Luis Carlos Nigro anunciou que o governo está trabalhando para restabelecer as ligações aéreas com os países vizinhos.

O secretário Nigro e os líderes do trade turístico destacaram o empenho do deputado Maluf em contribuir para a superação das dificuldades do setor. "Maluf tem sido um parceiro de primeira hora, colocando sua equipe de técnicos para agilizar ações que impulsionem o turismo no estado, além das emendas parlamentares que financiam eventos indutores do turismo regional", disse o secretário.

O deputado Guilherme Maluf reafirmou a decisão da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de financiar uma pesquisa sobre a realidade do setor turístico, que servirá como base para a adoção de políticas públicas e privadas mais eficientes em benefício do turismo.

Entre 2015 e 2017, o deputado Maluf destinou R$ 1.958.427,00 em emendas parlamentares para alavancar o turismo no estado. Ele também é o autor da lei da Lei nº 10.468/2016, que estabelece o Marco Referencial da Gastronomia como cultura no estado. O reconhecimento como manifestação cultural também permite o acesso a incentivos para o desenvolvimento de projetos, pesquisas e demais produções ligadas à gastronomia.