TCE

Nesta quarta-feira sociedade civil de Rondonópolis participa do Programa Consciência Cidadã

por GazetaMT

26 de Abril de 2017, 07h00

Nesta quarta-feira sociedade civil de Rondonópolis participa do Programa Consciência Cidadã
Nesta quarta-feira sociedade civil de Rondonópolis participa do Programa Consciência Cidadã

O Tribunal de Constas de Mato Grosso estará realizando dois eventos de capacitação, o Democracia Ativa  para vereadores de 16 municípios da região de Rondonópolis e o Gestão Eficaz para prefeitos, secretários municipais  servidores, ambos acontecerão no auditório da Prefeitura do município.  A população de Rondonópolis poderá participar o programa Consciência Cidadão, dedicado, a fazer de cada morador um fiscal do dinheiro público.

O evento, que começa às 18:30 horas no Idéias Buffet, tem como foco apresentar os diversos caminhos "para que todos tenham acesso à movimentação da administração municipal e estadual. As ferramentas mais comuns são os Portais de Transparência, as Audiências Públicas de prestação de contas, a cobrança do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF, a Lei Orçamentária Anual - LOA entre outros serviços e publicações que o cidadão pode entender melhor para acompanhar a aplicação dos recursos". Explicou a secretária de Articulação Institucional do TCE, Cassyra Vuolo.

Todas as pessoas podem participar, não precisa de inscrição e é gratuito. Participam representante do Tribunal de Justiça, Ministério Público de Contas, conselheiros substitutos e o presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim. Em Juína, cidade que recebeu o evento no começo do mês, Antonio Joaquim pontuou que "por meio do Consciência Cidadã, queremos estimular o controle social. E esse trabalho é feito informando as pessoas sobre a importância de participar, de opinar. É preciso parar de esperar por um "salvador da Pátria" e que a situação do município, estado ou país, só irá se transformar quando a sociedade mudar, lutar por seus direitos, mas também assumir seus deveres de cidadãos", finalizou.