TERCEIRIZAÇÕES

Sessão da Câmara é marcada por mais uma questão: terceirização de um setor da Semed

Vereador Elton Mazette quer saber como vai funcionar o transporte dos alunos da rede pública

por

15 de Fevereiro de 2017, 17h54

Sessão da Câmara é marcada por mais uma questão: terceirização de um setor da Semed
Sessão da Câmara é marcada por mais uma questão: terceirização de um setor da Semed

O vereador do PSC Elton Mazette usou a tribuna para levantar uma dúvida sobre a possibilidade de terceirizar de vez o transporte dos alunos da rede municipal pela Secretaria Municipal de Educação. Mazette lembra que ainda não chegou nada na Câmara de Vereadores e que a proposta de deliberar à cooperativa Cootermat o transporte de todos os alunos pode não passar.

Mazette quer acompanhar as mudanças no trasporte escolar. Foto Luan Dourado/ GazetaMT"Como esta informação não está na Casa, marquei com a secretária de Educação Carmem Garcia Monteiro, uma reunião para esta quinta-feira, 16. Vamos ver qual é a proposta", disse o vereador que já tem vários questionamentos para levar para a secretária.

Lembrando que até 2016, o transporte era feito com o departamento da Semed e mais uma parte com um contrato com a Coopermat. Na época, 19 linhas, com 19 veículos e 19 motoristas eram de responsabilidade da cooperativa. Outras 29 linhas eram mantidas pela Semed, com carros e servidores (muitos efetivos e outros contratados).

O que deve pesar na hora de os vereadores apreciarem a proposta, que deve chegar na Câmara em breve já que o ano letivo começa na próxima segunda-feira dia 20, é que muitos veículos usados para o transporte escolar são resultados de convênios com o governo estadual e federal. A dúvida é se é possível transferir veículos do Município, Estado ou da União para uma terceirizada.

Sessão tranquila

Na pauta da Sessão da Câmara desta quarta-feira projetos e requerimentos entraram em votação, inclusive o Projeto de Lei do Executivo Nº 026/2017, que trata da celebração de convênio com o Consórcio Regional de Saúde por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

O recurso de R$ 317.577,00 refere-se ao repasse devido do Município ao Consórcio de junho a dezembro de 2016, que não foi pago porque o Município não recebeu o pagamento do Estado. Os vereadores aprovaram a urgência e também o Projeto.

Mais uma vez o Plenário Ulisses Guimarães ficou lotado durante a Sessão e a maioria dos presentes era de aprovados no concurso público da prefeitura. Alguns vereadores como Thiago Muniz (PPS), Cláudio da Farmácia (PMDB) e Roni Magnani (PP) cutucaram o prefeito com relação à demora em chamar os aprovados no concurso, enquanto faz contratações via Consórcio e Cooperativa.