TRABALHO ESCRAVO

MP investiga Governo do Estado por desvio de recurso do Fete

Inquérito foi aberto no último dia 5. Mato Grosso lidera ranking nacional de resgate de trabalhadores

por GazetaMT

15 de Fevereiro de 2018, 13h48

MP investiga Governo do Estado por desvio de recurso do Fete
MP investiga Governo do Estado por desvio de recurso do Fete

O Ministério Público do Estado -MPE abriu inquérito contra o Governo por suposto desvio de recursos e suspensão do Fundo de Erradicação do Trabalho Escravo -Fete. O inquérito foi aberto no último dia 5.

A Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo da Secretaria Estadual de Direitos Humanos está paralisada desde 2016. De l´=a pra cá, a entidade acusa a Pasta de utilização indevida do dinheiro.

Os recursos são arrecadados por meio de condenações e acordos judiciais de ações envolvendo a exploração de trabalho, multas e indenizações provenientes de termos de ajustamento de conduta, infrações e indenizações, entre outras autuações.

A Procuradoria-Geral do Estado -PGE de Mato Grosso preste informações, no prazo de 20 dias, sobre os valores destinados ao Fete. Também terá que ser informado o montante que foi utilizado pela secretaria e o prazo em que a verba será devolvida ao fundo.

Números

Mato Grosso lidera o ranking de resgates de trabalhadores em situação análoga à escravidão em 2017, segundo dados são de um levantamento elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego -MTE. Entre janeiro e dezembro do ano passado, 78 pessoas foram resgatadas no estado.