TRÂNSITO

Revitalização semafórica está completa e novos cruzamentos ganharam instalação de aparelhos

Foram instalados laços virtuais em alguns cruzamentos, isso possibilita regular o fluxo de tráfego nas vias, em tempo real

por GazetaMT

25 de Julho de 2016, 12h20

Revitalização semafórica está completa e novos cruzamentos ganharam instalação de aparelhos
Revitalização semafórica está completa e novos cruzamentos ganharam instalação de aparelhos

A revitalização semafórica, proposta para ser entregue ao final do mês de julho, foi concluída. Todos os aparelhos estão funcionando conforme proposto no projeto e contratado pela Prefeitura de Rondonópolis. Os equipamentos são sincronizados e comandados por uma central, totalmente informatizada. Todo problema é visualizado em uma central de monitoramento e solucionado de imediato por uma equipe treinada.

As mudanças foram na região central, nos aparelhos instalados nas vias que compreendem da Rua Fernando Correa da Costa à Rua Dom Pedro II e Avenida Dom Wunibaldo à Avenida Frei Servácio. O projeto ainda garante a instalação de aparelhos em dez novos cruzamentos.

Também foram instalados laços virtuais em alguns cruzamentos. Isso possibilita regular o fluxo de tráfego nas vias, mudando o sincronismo em tempo real conforme a necessidade apresentada. Todo o sistema vai ser interligado e integrado a uma central informatizada que possibilitará toda a supervisão dos equipamentos de forma online.

O secretário Municipal de Transportes e Trânsito, Argemiro Ferreira, explica que os equipamentos possibilitam abrir o sinal para a via com maior fluxo de veículos. O sistema já diminuiu as filas nos cruzamentos que registram mais movimentação. "Nesses cruzamentos, o sinal fecha e abre priorizando a via com demanda maior de fluxo de veículos. Já pode ser notada a queda das filas nos cruzamentos. Isso é um avanço", comemora o secretário.

NOVOS CRUZAMENTOS

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito - Setrat está iniciando a instalação de semáforos em três novos cruzamentos, são eles: Avenida João Ponce de Arruda com a Rua Francisco Félix; Rua Castelo Branco com a Rua João XXIII, na Vila Operária, e; Avenida Presidente Kennedy com a Rua 15 de Novembro. Todos os semáforos instalados já estão em funcionamento e devem contribuir positivamente com os motoristas que trafegam pelos locais.