TREINAMENTO

Ciopaer realiza aula prática de rapel em helicóptero para tripulantes

Técnicas de rapel e cesto, métodos utilizados por tripulantes para momentos em que a aeronave não pode pousar em solo

por GazetaMT

17 de Junho de 2016, 14h36

Ciopaer realiza aula prática de rapel em helicóptero para tripulantes
Ciopaer realiza aula prática de rapel em helicóptero para tripulantes

Nesta semana, 20 alunos do “5º Curso de Tripulante Operacional Multimissão”, promovido pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), realizaram as primeiras atividades práticas a bordo de um helicóptero.

Entre as atividades estão o resgate de vítimas em meio a incêndios, atendimentos rápidos em locais de difícil acesso e a capacidade para atuar em missões aéreas complexas, utilizando técnicas e equipamentos precisos.

“Durante mais de 40 dias os candidatos tiveram instruções para realizar o trabalho a bordo da aeronave”, disse o tenente coronel PM, Juliano Chiroli, que ministrou a aula prática de operações aerotransportadas.

Os candidatos executaram as técnicas de rapel e cesto, métodos utilizados por tripulantes para momentos em que a aeronave não pode pousar em solo.

A técnica de cesto, por exemplo, é utilizada para resgate de pessoas em incêndios. Em 2014, por exemplo, vítimas em um prédio incendiado em Cuiabá foram salvas por meio deste método.

A aula prática foi realizada na sede da Academia da Polícia Judiciária Civil (Acadepol), em Cuiabá. Segundo o tenente coronel, os alunos serão preparados para atender várias frentes as atividades de Segurança Pública.

“Rádio patrulhamento aéreo, contenção em caso de fuga e rebelião em presídios, ações de combate a incêndios florestais, resgastes em acidentes automobilístico. Todas essas ações o novo tripulante vai poder exercer a bordo de uma aeronave”, enfatizou.

Soldado da PM há cinco anos, o aluno Gilvan Nunes se define como um apaixonado pelas atividades executadas pelo Ciopaer. “Desde que iniciei minha carreira policial minha determinação é chegar aqui. É um curso difícil, pois exige várias habilidades”, disse.

Outro candidato, 3º sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, Marcelo Souza dos Santos, elogiou o nível do curso. “Saio daqui preparado para atuar em todas as áreas de resgate e policial”, afirmou.

O curso começou no dia 02 de maio e segue até 05 de julho. Com aulas teóricas e práticas, cada candidato precisa concluir 488 horas aula.

 

Aula prática

As atividades no helicóptero são realizadas por duplas de alunos. A aeronave decola e fica a uma altura de 30 metros. Após instruções, os alunos descem em rapel até o solo, simulando um resgate.

O coordenador adjunto do curso de tripulantes, subtenente BM Adilson Arruda, ressaltou que a concentração é característica importante para o profissional. “É uma atividade de alto risco na qual o candidato precisa ter muito foco para obter êxito na missão”, avaliou.

Outras etapas

Na próxima semana, nos dias 24 e 25 de junho, os candidatos viajam à fronteira com a Bolívia para atividades com o Grupo Especial de Fronteira (Gefron): fiscalização ao combate ao tráfico de drogas e ao contrabando de armamentos e o tráfego de veículos roubados”.

 A lista de aprovados sai em julho. A formatura dos candidatos está marcada para o dia 5 de julho, no hangar do Cioaper, em Várzea Grande.