TSE

Ao não admitirem críticas, partidos agem contra democracia, diz Moraes

Ministro fez a advertência no decorrer do julgamento de pedidos de direitos de resposta a programas veiculados no rádio e na TV

por GazetaMT

20 de Setembro de 2018, 13h37

Ao não admitirem críticas, partidos agem contra democracia, diz Moraes
Ao não admitirem críticas, partidos agem contra democracia, diz Moraes

Em sessão plenária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes, que também compõe o Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que os partidos políticos agem de modo antidemocrático ao sobrecarregarem a Justiça com pedidos de resposta e de retirada do ar de conteúdos críticos a seus candidatos nas eleições.

Moraes fez a advertência no decorrer do julgamento de três pedidos de direitos de resposta ou de retirada de conteúdos dos programas veiculados no rádio e na TV por candidatos e partidos na disputa presidencial. "A reiteração desses julgados de hoje me preocupa", disse Moares.

O ministro ressaltou que os mesmos partidos que há 30 anos lutaram para incluir na Constituição garantias à liberdade de expressão e de imprensa, "hoje não admitem a mínima crítica, da imprensa, dos meios de comunicação, dos programas humorísticos, aos seus candidatos. Não importa a ideologia, de A a Z".

"Isso é a negativa total da democracia", acrescentou Moraes. "Há, após as eleições, de se fazer uma reflexão geral de todos os partidos democratas, que lutaram pela democracia, que esse é o preço da democracia."