UFR

Criação de nova universidade em Rondonópolis domina discursos da Câmara

Sessão foi marcada por comemorações dos vereadores, direta ou indiretamente ligados à luta iniciada há mais de uma década

por Robson Morais

28 de Fevereiro de 2018, 15h57

Criação de nova universidade em Rondonópolis domina discursos da Câmara
Criação de nova universidade em Rondonópolis domina discursos da Câmara

A aprovação, no Plenário do Senado, da criação da Universidade Federal de Rondonópolis -URF pautou os discursos de boa parte dos vereadores na sessão desta quarta-feira, 28, da Câmara. Dos mais aos menos envolvidos com a luta de emancipação do campus local da Universidade Federal de Mato Grosso -UFMT, cada um aproveitou a tribuna livre para comemorar a mais importante vitória na luta que já dura pouco mais de dez anos.

Vereador Thiago SilvaThiago Silva -MDB é membro da Comissão Pró-Universidade na Câmara, representante do tema na esfera política municipal. "Como vereador e membro do Comitê sempre defendi a criação da UFR, pois acreditamos a independência da Universidade vamos consolidação de Rondonópolis como um polo científico, econômico e com justiça social. A criação da UFR vai consolidar a cidade como polo educacional e atender não só Rondonópolis, mais toda a região, contribuindo na formação de profissionais para atender o mercado de trabalho", comenta.

Vereador Rodrigo da Zaeli. Foto: Luan Dourado/GazetaMTPresidente da Casa de Leis,Rodrigo da Zaeli, se disse confiante com celeridade da aguardada sanção presidencial, última etapa para a consolidação da UFR.  "Nós sabemos que essa etapa precisou de forças políticas, da união da classe política. Estamos lisonjeados pela atenção que tivemos, e toda a sociedade vai sentir diferença deste campus de Rondonópolis", disse.

Vereador Silvio NegriProfessor no campus local da UFMT, Silvio Negri -PcdoB também usou seu tempo de tribuna livre para celebrar. "Hoje estou duplamente feliz. Teremos orçamento próprio e autonomia universitária para definir novos cursos e planejar pesquisas e extensão. A UFR vai contribuir muito com o desenvolvimento social da região Sudeste de Mato Grosso, pois possivelmente terá o segundo maior orçamento de toda região, tornando Rondonópolis um importante polo de desenvolvimento educacional".  Emancipada, a UFR, receberá recursos diretamente do governo federal.

SenadoSenador Wellington Fagundes

A matéria aprovada hoje tramitou em regime de urgência a pedido do senador Wellington Fagundes PR, que relatou o texto na Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Casa. "E aqui quero enviar uma mensagem aos estudantes, pais e tutores: acima de tudo nós queremos uma nova universidade em Rondonópolis, como sonhamos e lutamos, Fundamentalmente uma universidade que traga o desenvolvimento socioeconômico e ambiental para a região, que participe das atividades de desenvolvimento do município, da melhoria de vida da população, da formação política de nossos futuros líderes, preparando as novas gerações para os desafios que o desenvolvimento sugere", comemorou o republicano.

Além da UFR, o Senado aprovou a criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape).