Vagão Ambiental

Crianças aprendem sobre meio ambiente e conhecem ferrovia

As atividades do Vagão Ambiental tiveram início na terça-feira (26) e seguem até hoje

por GazetaMT

29 de Agosto de 2014, 08h52

Crianças aprendem sobre meio ambiente e conhecem ferrovia
Crianças aprendem sobre meio ambiente e conhecem ferrovia

"Uma experiência única, que ficará marcada na memória dessas crianças". Assim definiu a professora de Ciências, Iraniuce Moraes, que esteve acompanhando estudantes da Escola Municipal Gisélio da Nóbrega que participaram do projeto da ALL "Vagão Ambiental". O programa, realizado pela primeira vez em Rondonópolis, propõe levar conscientização e o cuidado com o meio ambiente à crianças de escolas próximas à ferrovia. Para a educadora, o projeto é uma rica oportunidade dos alunos saírem do ambiente formal da sala de aula e ampliarem seus conhecimentos.

"Nossos alunos são carentes desse tipo de atividade. A maioria aqui nunca tinha visto um trem. Além de fortalecer o conceito ambiental das crianças, esse programa oportunizou que elas conhecessem um pouco do universo da ferrovia, atividade que é novidade no nosso estado", disse a professora Iraniuce.

Desenvolvido a partir de um vagão de passageiros especialmente adaptado, o ambiente contempla espaço multimídia para projeção de vídeos educacionais e palestras. Na ocasião, a palestrante Mel Maida, se apresenta como "Dra. Natureza" e discorre sobre temas como a preservação de recursos naturais, reciclagem, folclore brasileiro e cuidados com a linha férrea, assunto este que mais chamou atenção de Dielly Aguiar de 12 anos, estudante do sétimo ano.

"Gostei muito dos conteúdos abordados e já conhecia os assuntos, mas não sabia nada sobre segurança na ferrovia. Eu não imaginava que era tão perigoso, pois nunca tinha visto um trem de perto. Agora sei dos cuidados", apontou a aluna, lembrando do aprendizado que levará com ela.

Para João Henrique Magalhães, de 12 anos, que já havia conhecido o trem em uma oportunidade em Itiquira, o mais especial foi ver um vagão todo decorado. "É muito legal a ideia de ter aula dentro de um vagão, gostei muito", disse.

O projeto "Vagão Ambiental" é uma promoção do Instituto ALL de Educação e Cultura, realizada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). As atividades em Rondonópolis tiveram início na última terça-feira (26) e seguem até esta sexta (29), no terminal ferroviário do município. Centenas de crianças devem participar do projeto.

Sobre o Instituto ALL

Criado em 2008 pela América Latina Logística, ALL, empresa que detém a concessão da ferrovia na região, o Instituto ALL tem proporcionado às comunidades próximas à ferrovia atividades que oferecem educação e cultura, além de promover a conscientização da importância do meio ambiente para o desenvolvimento social. Com o título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), o Instituto pode receber doações feitas por pessoas jurídicas, que contam com a possibilidade de dedução em seu imposto de renda. Os projetos são apoiados em leis de incentivo cultural, esportivo e social.