ALL

Vagão Cultural beneficia mais de 250 crianças em Rondonópolis

O projeto contou com uma programação de quatro dias e desenvolveu atividades tanto no terminal ferroviário de Rondonópolis

por GazetaMT

21 de Novembro de 2014, 15h37

Vagão Cultural beneficia mais de 250 crianças em Rondonópolis
Vagão Cultural beneficia mais de 250 crianças em Rondonópolis

Mais de 250 crianças de escolas públicas de Rondonópolis foram beneficiadas pelo projeto "Vagão Cultural", realizado na última semana, no município. O programa, do Instituto de Educação e Cultura da ALL - América Latina Logística, tem como propósito levar cidadania e educação para crianças de escolas próximas à ferrovia por meio de atividades culturais.

Em sua primeira passagem pela cidade, o projeto trouxe oficinas lúdicas sobre brinquedos artesanais, abordando antigas brincadeiras coletivas, além de resgatar valores como o respeito ao próximo. "Antigamente, na época dos nossos avós, não se tinha muitos recursos e os brinquedos, além de artesanais, eram divididos entre irmãos. Também havia muita brincadeira de roda, isso tudo fortalecia o relacionamento e o respeito ao outro", explicou o instrutor das oficinas, Takumi Matos.

O projeto contou com uma programação de quatro dias e desenvolveu atividades tanto no terminal ferroviário de Rondonópolis, onde as crianças tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre o universo da ferrovia, como nas escolas, com palestras e brincadeiras em sala.

O pequeno Mateus Pereira, aluno da terceira série na Escola Municipal Bernardo Venâncio Carvalho, disse que o mais importante que aprendeu nas oficinas foi em relação ao respeito com os colegas. "Eu gostei de tudo e de todas as brincadeiras, mas principalmente sobre como temos que tratar os colegas e os pais", contou.

A coordenadora na Escola Municipal Alcides Perreira dos Santos, Rosemeire Moura Rodrigues, que também recebeu o projeto, exaltou a iniciativa e lembrou que crianças de escolas públicas são carentes desse tipo de atividade. ""É muito importante este tipo de projeto, pois quebra a rotina da sala de aula, trazendo às crianças uma atividade prazerosa, além de conhecimento"", completou.

Itinerante, o Vagão Cultural já atendeu mais de 30 mil crianças em 93 municípios dos estados em que a ALL opera (RS, SC, PR, SP, MT e MS).

Outros Projetos

Além do Vagão Cultural, outros projetos do Instituto ALL destacam-se como, por exemplo, as Palestras Educativas nas Escolas, em que estudantes recebem orientação sobre os cuidados ao cruzar a linha férrea; o Vagão Ambiental, que percorre as cidades à margem da linha férrea com palestras sobre educação ambiental; e o Projeto Viajando com Monteiro Lobato que tem por objetivo despertar o gosto pela leitura nas crianças e adolescentes por meio da encenação de histórias mediadas pela leitura.

Sobre o Instituto ALL

Criado em 2008, o Instituto ALL de Educação e Cultura tem proporcionado a colaboradores e membros das comunidades próximas atividades que promovem conscientização da importância do meio ambiente, educação e cultura para o desenvolvimento social. Com o título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), o Instituto pode receber doações feitas por pessoas jurídicas, que contam com a possibilidade de dedução em seu imposto de renda. Os projetos são apoiados em leis de incentivo cultural, esportivo e social.