Várzea Grande

Vereadores aprovam diminuição do número de...vereadores

por GazetaMT

15 de Agosto de 2019, 09h36

Vereadores aprovam diminuição do número de...vereadores
Vereadores aprovam diminuição do número de...vereadores

Os vereadores da cidade de Várzea Grande aprovaram em primeira votação um projeto de lei que visa diminuir o número de vereadores dos atuais 21 vereadores para apenas 17. A medida teria o objetivo de diminuir os custos do Legislativo da cidade, o que é uma questão matemática, ou seja: menos vereadores, menos assessores, menos gabinetes e menos despesas.

Mas, em se tratando de política, a lógica cartesiana nem sempre é o método mais indicado para se analisar os fatos. O Buxixo diz isso porque se o cidadão se atentar para as contas dos legislativos municipais, verá que a menor das despesas dos mesmos é com os vereadores propriamente. Verão que há uma centena de despesas que nada tem a ver com o número de edis e mesmo em se diminuindo o número destes, essas despesas milionárias continuarão existindo.

Outra situação que precisa ser analisada com calma é a diminuição da representatividade do Legislativo, pois quanto menor o número de vereadores, menor será o extrato social representado no Parlamento. Isso é facilmente comprovável quando analisamos o quadro de eleitos e percebemos que na maioria dos casos os mais votados são quase que em via de regra os mais endinheirados, os que gastam mais dinheiro nas suas campanhas políticas.

Ao se diminuir o número de vereadores, se diminui na mesma proporção a possibilidade de dos candidatos com menos dinheiro se elegerem, diminuindo da mesma forma a representatividade das Câmaras municipais. Mas, convenhamos: se sairmos às ruas e ouvirmos a população, a medida será bem vista, pois a população no geral está cansada de vereadores que se elegem apenas para representar determinado grupo social ou seus interesses particulares, da mesma forma como é inegável que muitos vereadores passam pelas Câmaras sem sequer entender como as coisas funcionam ali, tamanha sua inaptidão para a o cargo.

A discussão é polêmica e o Buxixo não poderia deixar de dar o seu pitaco...