VIGIADOS

Tornozeleiras estão à disposição do Judiciário e sistema deve ser implantado em agosto

Rondonópolis receberá 500 unidades do equipamento de monitoramento de Reeducandos

por EMERSON DOURADO

27 de Agosto de 2014, 15h42

Tornozeleiras estão à disposição do Judiciário e sistema deve ser implantado em agosto
Tornozeleiras estão à disposição do Judiciário e sistema deve ser implantado em agosto

 

Com a inauguração do Centro de Monitoramento das Tornozeleiras Eletrônicas, na terça-feira (26) em Cuiabá, nas dependências  da Secretaria Estadual de Segurança Pública, o processo de ressocialização do recuperandos do sistema prisional de Mato Grosso tem um novo avanço. O Estado adquiriu um lote de cinco mil tornozeleiras e repassadas ao poder judiciário,  nesta primeira etapa serão entregues  2 mil unidades de forma imediata.

Em agosto sistema deve começar a funcionar em Cuiabá - Foto: ArquivoPara a Comarca de Rondonópolis foram solicitadas 500 tornozeleiras, divididas em 350 reeducandos do sistema  que ingressarão no regime semiaberto e 150 para os presos do sistema fechado, que segundo a titular da 4ª vara criminal da Comarca de Rondonópolis, Tatyana Lopes de Araújo Borges, os reeducando do fechado também terão oportunidade de trabalhar fora dos muros do Presídio da Mata Grande e serão contratados por empresas envolvidas em obras públicas.

Estudos mostram que recuperandos beneficiados com estas práticas demonstram melhoria no comportamento quase de imediato e a possibilidade de poder voltar ao trabalho, de viver entre seus familiares e amigos, de se sentir útil novamente e recuperar sua dignidade contribui para a reinserção social deste cidadão de forma adequada e segura.

SISTEMA 24 HS

Quem usa o aparelho fica sob vigilância 24 horas por dia pela Central de Monitoração, explicou o analista da empresa Spacecom, José Alberi Fortes Júnior. “Se o preso descumpre horários de ficar em casa e no trabalho, deixa de carregar ou viola o equipamento, um sinal é emitido para a central e ele se torna imediatamente foragido da Justiça perdendo o benefício da liberdade”.

O Centro de Monitoramento das Tornozeleiras Eletrônicas funciona no prédio da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) e executará suas ações em conjunto com o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciosp). Os 20 servidores, divididos entre funcionários públicos da Sejudh e privados da empresa responsável pelo sistema, vão trabalhar em sistema de plantão, em turnos de seis horas.

O Centro é munido de quatro computadores e dois telões e conta com o apoio tecnológico do Centro Integrado de Controle Comando Regional (CICCR). A empresa responsável pela tecnologia atua em 11 estados brasileiros.