WORKSHOP

Governador destaca potencialidades de MT em evento da indústria do algodão

Taques mostrou um vídeo, feito pela Sedec, que apresentava números que destacam as potencialidades do estado

por GazetaMT

18 de Agosto de 2017, 13h53

Governador destaca potencialidades de MT em evento da indústria do algodão
Governador destaca potencialidades de MT em evento da indústria do algodão

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, participou na manhã desta sexta-feira (18.08) do 5º Workshop da Qualidade do Algodão, realizado pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e pelo Instituto Mato-grossense do Algodão (Imamt). Na oportunidade, Taques mostrou um vídeo, feito pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), que apresentava números que destacam as potencialidades do estado.

"Somos o maior produtor de algodão do Brasil, e um evento como este, que visa a melhoria de nossos produtos, é muito importante, pois mostra que temos capacidade para conquistar mercados internacionais", disse Pedro Taques a um público formado por produtores e técnicos de todo o Brasil.

O gesto do Executivo estadual lembrou ainda que MT é o maior produtor de milho e soja e tem o maior rebanho bovino do país, além de ser responsável por 88% da produção nacional de diamantes. "Temos mostrado isso para o mundo, a fim de atrair investimentos."

Problemas que atrapalham o desenvolvimento do estado como a deficiência logística e a falta de infraestrutura para escoar a produção agropecuária tem sido enfrentados pela atual gestão, como informou Taques. "Já construímos e recuperamos mais de 1,8 mil quilômetros de estradas e queremos construir mais 6 mil km, e temos investido em hidrovias e ferrovias".

O governador lembrou da instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres (216 km a Oeste de Cuiabá), que terá capacidade para abrigar cerca de 230 indústrias, principalmente das áreas de agronegócio e alimentação, como exemplo das ações que o estado tem tomado para atrair investidores.

"A ZPE é algo esperado pela população há 20 anos e que só agora, após muito trabalho, se tornou realidade; este distrito industrial possibilitará a comercialização de mercadorias com isenção fiscal, e a escolha de Cáceres para a construção da zona aduaneira deve-se à localização estratégica, que permite o transporte dos produtos via Oceano Pacífico, pois faze-lo pelos portos de Santos e de Paranaguá, ambos distantes mais de 2 mil km de MT, é custoso e logisticamente inviável."

Outro exemplo dado pelo governador foi a do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, que tem vocação para se transformar em um HUB (centros de conexão aeroportuárias utilizados por companhias aéreas para transferir passageiros para o destino pretendido), natureza esta compartilhada com o setor têxtil do estado. "Além disso, temos na Sedec uma secretaria que atua como fast tracking, técnica que otimiza os processos dentro do planejamento e reduz os prazos de execução dos projetos, e isto também auxilia o estado a atrair investidores."

O deputado federal Nilson Leitão, presidente da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Carlos Avalone e o presidente da Ampa, Alexandre Schenkel, estavam presentes na abertura do evento.

Meio ambiente

Taques ressaltou os avanços da gestão ambiental de Mato Grosso, a partir de iniciativas que tornaram o estado referência nacional na redução de desmatamentos, como ações essenciais para conquistar mercados onde a população se preocupa em consumir produtos originárias em paisagens sustentáveis. "Mato Grosso alcançou o índice de 89% de redução de desmatamentos, e objetivamos criar valores econômicos para a floresta em pé, ou para o desmatamento evitado."

Outras iniciativas, como a adoção do programa Produzir, Conservar e Incluir (PCI), colocam Mato Grosso à frente de muitos países do mundo. "O estado tem trabalhando para melhorar a gestão ambiental, incentivando ações como a construção de planos de negócio que contemplem a contratação de consultores e elaboração de propostas viáveis de gestão sem ônus ao estado."

Assim, o estado busca, além da conservação ambiental, tornar espaços naturais e urbanos em fontes de riqueza aos cidadãos, gerando oportunidades de lazer, emprego e renda.

Turismo

O governador de MT salientou que o estado tem potencial para atrair visitantes do mundo inteiro. "Temos três biomas e uma vasta biodiversidade, o que nos torna extremamente competitivos. Temos a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, e é fato que o turismo abre oportunidades para o desenvolvimento não só econômico, mas social, pois é o que melhor faz distribuição de renda em sua cadeia produtiva."

5º Workshop da Qualidade do Algodão

O evento reúne autoridades, técnicos e produtores para apresentar e debater as novas aplicações do algodão no mundo, focando na tecnologia e inovação. Maria José Orione, diretora de Planejamento Estratégico da Capricórnio Têxtil; Vitor Luiz Rambo Junior, diretor presidente da Incofios; Walter Hamaoka, gerente comercial da Kurashiki do Brasil; Alexander Kurre, da ADM; Rogerio Segura, da Star Colours; Jean Louis Belot, pesquisador e coordenador do Projeto de Qualidade do Algodão do IMAmt e Jean-Luc Chanselme, diretor técnico da Cotimes do Brasil estão entre os participantes.