Yamaha

Yamaha completa 40 anos de atuação no Brasil

Nesse período, a marca lançou mais de 140 modelos, despertando o desejo e atendendo a paixão dos brasileiros pelas duas rodas

por GazetaMT

14 de Outubro de 2014, 16h00

Yamaha completa 40 anos de atuação no Brasil
Yamaha completa 40 anos de atuação no Brasil

A fabricante japonesa Yamaha está comemorando 40 anos de atividades no Brasil e relembrando a data histórica de 10 de outubro de 1974, em Guarulhos, na grande São Paulo, quando iniciou a produção da primeira motocicleta brasileira. Uma Yamaha RD 50, apelidada carinhosamente pelo público de "cinquentinha". Começava assim uma grande indústria nacional que neste ano completa 40 anos no País, a Yamaha Motor do Brasil, primeira fábrica de motocicletas aqui instalada e consolidada hoje entre as maiores montadoras.

Nesse período, a marca lançou mais de 140 modelos, despertando o desejo e atendendo a paixão dos brasileiros pelas duas rodas. Logo após a "cinquentinha", vieram a RD 75, evolução natural da primeira, e a RS 125, montada com peças e acessórios todos fabricados no Brasil. A companhia introduziu vários segmentos de motocicletas no mercado brasileiro, como as primeiras Trail, Cross e Racing nacionais, contribuindo e caminhando junto com a história do segmento no Brasil.

Ainda na década de 1970, a TT 125 foi a primeira Trail brasileira, com amortecedores "superdimensionados", maior curso e resistência e com garfo dianteiro mais longo. Na categoria Cross, a DT 180, logo depois rebatizada como DT180 Super - que foi campeã de inúmeros enduros (principalmente o Enduro da Independência). E a RD 350, que ainda é buscada por muitos colecionadores, foi a primeira Racing nacional. Fabricada entre 1986 e 1993 foi febre e formou muitos pilotos.

Na década de 1990, dois modelos icônicos passaram a ser importados pela marca apresentando o que há de melhor sobre duas rodas em todo o mundo. A V-Max, trazida em 1994 e até hoje referência em motocicleta que entrega o máximo nos quesitos força, desempenho, conforto e potência. E em 1998 - menos de um ano depois do lançamento mundial - a YZF-R1, modelo moderno e que representa a busca dos engenheiros da marca de integrar homem e máquina em um único símbolo, ou seja, a extensão do motociclista. A Yamaha foi pioneira dessa ideia e hoje todas as esportivas, influenciadas por esse conceito, seguem de uma maneira ou outra o tom que essa motocicleta trouxe no seu lançamento.

A Yamaha conta com uma rede estruturada no país com mais de 500 concessionárias e pontos de venda autorizadas e capacitadas no atendimento e na prestação de serviços. O Grupo Yamaha Motor no Brasil é constituído por sete empresas, como a Yamaha Motor do Brasil Ltda, Yamaha Motor da Amazônia Ltda, Banco Yamaha Motor do Brasil S/A, Yamaha Administradora de Consórcio Ltda, Yamaha Motor do Brasil Corretora de Seguros Ltda, Yamaha Motor Componentes da Amazônia Ltda e Yamaha Motor do Brasil Serviços e Participações Ltda. Fazem parte do grupo também às filiais Yamaha Motor del Peru S/A, Yamaha Motor Uruguai S/A e Yamaha Motor Argentina S/A. A Yamaha do Brasil também é um polo produtor e exportador para mercados como Europa, Estados Unidos, Canadá, Japão, Oceania e Mercosul.