OPINIÃO

Novembro Azul: Saúde Masculina e  Coração em Foco

por Max Lima

01 de Novembro de 2024, 15h48

None
Divulgação

Novembro Azul vai muito além do alerta contra o câncer de próstata: ele representa um momento especial para lembrar os homens da importância de cuidar de sua saúde integral. Entre esses cuidados, a saúde cardiovascular se destaca, afinal, as doenças cardíacas estão entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo.

Por mais que pareça um assunto distante para muitos, as doenças do coração podem atingir qualquer pessoa, especialmente homens acima dos 40 anos. Os fatores de risco incluem o histórico familiar, o sedentarismo, o tabagismo, o consumo excessivo de álcool e a alimentação desequilibrada. O Novembro Azul é um convite para a conscientização: cuidar do coração pode (e deve!) começar cedo, e ações preventivas simples podem fazer toda a diferença.

Coração Forte, Vida Longa:

Cuidar do coração exige algumas atitudes no dia a dia, e a boa notícia é que muitas delas são fáceis de implementar. Começar o dia com uma caminhada, priorizar alimentos naturais e reduzir o consumo de gordura saturada e sal são passos que ajudam a reduzir a pressão arterial e o colesterol, fatores que, quando elevados, aumentam o risco de infarto e AVC.

Além disso, visitar o médico regularmente e realizar exames de rotina, como o eletrocardiograma e a medição dos níveis de colesterol e glicose, são atitudes preventivas que podem evitar surpresas no futuro. Para aqueles com histórico familiar de problemas cardíacos, o acompanhamento médico pode precisar ser mais frequente, e exames específicos podem ser recomendados.

Não É Só Uma Questão Física:

Os cuidados com o coração também passam pela saúde mental. O estresse, quando crônico, influencia diretamente na saúde do coração. Buscar formas de relaxar, seja por meio de atividades físicas, meditação ou momentos de lazer, contribui para um estilo de vida mais saudável e protege o coração dos impactos do dia a dia.

Cuide-se Neste Novembro Azul:

A campanha Novembro Azul lembra que a saúde do homem vai além dos exames de próstata. Ela abraça a ideia de que cuidar do corpo de maneira integral é a chave para uma vida longa e saudável. Lembrar do coração e adotar práticas saudáveis é uma forma de valorizar a vida, manter-se ativo e estar presente para os que amamos.

Max Lima é Especialista em Clínica Médica pelo Instituto dos servidores do Estado de São Paulo (HSPE-FMO ), Especialista em Cardiologia pelo Instituto Dante Pazzanese, Especialista em Terapia Intensiva pela AMIB, Fellow pela Sociedade Europeia de Cardiologia, Ex Conselheiro Federal de Medicina (2019-2024), Presidente da SBC MT - biênio 2016-2017, CRMT 6194