INFRAESTRUTURA

Prefeitura de Itiquira realiza substituição de pontes de madeira por aduelas de concreto

"Estamos com um planejamento de substituir mais 13 pontes, inclusive vamos fazer também a ponte de concreto do rio corrente sentido Faz. Bandeirante”. Frisou o secretário de infraestrutura

por Da redação

01 de Março de 2024, 09h24

None
Divulgação

A Prefeitura de Itiquira, vem realizando a substituição de pontes de madeira por aduelas de concreto. “Um dos grandes problemas do interior do município são as pontes de madeira, que com o passar do tempo vai se deteriorando exigindo constante manutenção, agora estamos resolvendo esse problema com as graças de Deus”, destaca o prefeito Fabiano Dalla Valle.

O gestor explica que as aduelas são estruturas em concreto pré-moldado, com cerca de 9m², que são colocadas no leito do rio. Por baixo é preparada uma base para a fixação das estruturas e uma outra por cima, onde passa a estrada; e a ponte é finalizada com um novo acabamento de concreto.

O secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Elivaldo Rodrigues destaca; “Algumas realizações importantes que conseguimos implementar; Ponte de concreto sobre o rio cumprido região conhecida como cabeça de boi e trasnani. Pontes feitas de aduela sobre os córregos enganinho, sapê, sozinho aos fundos da Faz. Zamboni e riacho cambota. Substituição por tubos de pontes de madeira onde o volume de água sofreu drástica diminuição e visando com isso facilitar o acesso dos produtores que necessitam de uma passagem para escoamento da sua produção. Estamos com um planejamento de substituir mais 13 pontes, inclusive vamos fazer também a ponte de concreto do rio corrente sentido Faz. Bandeirante”. Frisou o secretário de infraestrutura.

Além de tornar a transposição dos rios mais segura, a grande vantagem desse tipo de estrutura é a economia posterior ao município, que não precisa mais se preocupar com a manutenção das estruturas de madeira. “Para se ter uma ideia, temos um custo muito elevado com a manutenção das Pontes, com a troca das pranchas e agulhões, com a substituição com certeza os custos com manutenção deixaram de existir”, frisa o prefeito Fabiano.