COVID-19

Justiça destina 235 mil para combate ao vírus em Rondonópolis

Os valores deverão custear medidas de proteção individual e coletiva de trabalhadores da Administração Pública do município, com prioridade aos profissionais da saúde, além de aperfeiçoamento da rede de atendimento do SUS

por Redação com assessoria

01 de Abril de 2020, 14h28

Foto: Wolfgang Rattay/Reuters
Foto: Wolfgang Rattay/Reuters

A Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho (MPT) destinaram cerca de 235 mil reais ao Fundo Municipal de Saúde de Rondonópolis para auxiliar nas ações de combate ao novo coronavírus (Covid-19). Os valores deverão custear medidas de proteção individual e coletiva de trabalhadores da Administração Pública do município, com prioridade aos profissionais da saúde, além de aperfeiçoamento da rede de atendimento do SUS.

A destinação é resultado de pedido do MPT, protocolado com urgência na sexta-feira (27), e deferido pelas juízas Adenir Carruesco e Cassandra de Almeida, da 1ª e da 3ª Vara do Trabalho de Rondonópolis, respectivamente. Os recursos são oriundos de três ações civis públicas que estavam depositados em juízo para serem revertidos à sociedade.

Conforme o pedido do MPT, os recursos deverão ser utilizados seguindo uma ordem de prioridade. Em primeiro lugar, para medidas de proteção dos profissionais da saúde pública e profissionais de apoio dos serviços de saúde, incluindo terceirizados, temporários, autônomos ou outras formas de prestação de serviço. As medidas incluem a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de material para higienização das mãos para trabalhadores, pacientes e acompanhantes e a capacitação dos servidores públicos municipais para o enfrentamento à Covid-19.

Na sequência, caso haja recursos remanescentes, serão contemplados os trabalhadores de outros setores da Administração Municipal que permanecerem atuando de forma presencial, bem como a rede de atendimento do SUS. Neste último caso, os recursos serão usados para a aquisição de equipamentos para leitos de UTI, como ventiladores pulmonares (respiradores), monitores multi-parâmetro e camas.

De acordo com o MPT, a Secretaria de Saúde de Rondonópolis informou que são insuficientes as condições estruturais, insumos e mão de obra de que o município dispõe para enfrentar a pandemia: apenas 46 leitos (entre box de emergência, clínica médica e repouso) e somente nove respiradores.

Destinações

Este foi o terceiro repasse que a Justiça do Trabalho e o MPT fizeram para auxiliar no combate ao coronavírus em cidades mato-grossenses. Na semana passada, foram liberados 716 mil reais ao município de Juína e outros 358 mil para Juara.

As destinações estão em consonância com recomendações publicadas este mês pela Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) e pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Ambos os documentos orientam para que valores disponíveis para a promoção de ações afirmativas sejam liberados prioritariamente para medidas de combate ao Covid-19.