RONDONÓPOLIS

Corpo de Bombeiros lança plano de operações para a Temporada de Incêndios Florestais

O plano inclui várias ações em etapas de prevenção, preparação, resposta e responsabilização

por Sirlei Alves, de Rondonópolis

01 de Julho de 2020, 15h35

Foto:Messias Filho / Gazeta MT
Foto:Messias Filho / Gazeta MT

Nesta quarta-feira (1º), o 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar (3º BCBM), em Rondonópolis (MT), lançou o plano de operações para a Temporada de Incêndios Florestais na região sudeste de Mato Grosso. O plano inclui várias ações em etapas de prevenção, preparação, resposta e responsabilização.

No estado, o período proibitivo de queimadas na zona rural começa em 1º de julho e vai até 30 de setembro. “A partir de hoje, a nossa instituição coloca em campo bombeiros militares para aumentar a capacidade operacional para o enfrentamento dessas queimas e incêndios florestais, que nesse período de estiagem aumenta consideravelmente em virtude da falta de chuvas, a baixa umidade e um pouco da falta de conscientização da população", disse o comandante do 3º 3º BCBM, tenente-coronel Fabrício Gomes Costa.

Fabrício Gomes Costa tenente-coronel - Foto: Messias Filho/ Gazeta MT

Alguns instrumentos e ferramentas serão usados pelo Corpo de Bombeiro para aumentar a capacidade operacional, como Brigadas Municipais Mistas, as Bases Decentralizadas e as Equipes de Intervenção Táticas. Na região sudeste, Paranatinga será comtemplado com uma Brigada Municipal Mista por ser considerado o segundo município do estado com o maior número de focos calor.

Equipamentos novos - Foto: Messias Filho/ Gazeta MT

“O Corpo de Bombeiro faz um planejamento estratégico que coloca os bombeiros em um ciclo, de 10 dias até o mês de outubro, juntamente com as prefeituras, que fazem um termo de cooperação técnica colocando brigadistas para atuar junto com os bombeiros”, disse o tenente-coronel Fabrício.  

Sala de monitoramento dos bombeiros  - Foto: Messias Filho/ Gazeta MT

Neste período proibitivo, os proprietários rurais não podem realizar qualquer atividade de limpeza de pastagem com o uso do fogo. Em zona urbana, as queimadas são proibidas durante todo ano.