CULTURA

Instituto Ciranda recebe doação de prédio para sede própria em Rondonópolis

As aulas atualmente acontecem toda semana na Igreja Adventista da Vila Olinda.

por Da redação

01 de Julho de 2022, 14h23

None
Divulgação

Contemplado por um edital da Fundação André e Lúcia Maggi, o polo do Instituto Ciranda em Rondonópolis recebeu esta semana a chave da nova sede no Parque Universitário. Uma apresentação musical dos professores e monitores também fez parte da solenidade.

No local funcionava uma fábrica de leite de soja, como proposta de projeto social da Amaggi. Agora o prédio será adaptado para receber, em breve, as atividades administrativas e pedagógicas da escola de música.

O presidente do Instituto Ciranda, maestro Murilo Alves, acredita que esse é o marco definitivo para que o Ciranda crie raízes na cidade como uma instituição que pertence cada vez mais à comunidade.

“É um projeto que nasceu aqui em Rondonópolis, através da iniciativa do ex-prefeito Percival Muniz, durante a gestão do até então secretário Municipal de Cultura, Luciano Carneiro. Foi um grande esforço para fazermos acontecer o Ciranda naqueles primeiros três anos. Na ausência do poder público, tivemos outros parceiros, como o Sest Senat, o Centro Comunitário do Conjunto São José e, atualmente, estamos em um espaço cedido pela Igreja Adventista. Hoje, neste dia tão importante para o Instituto Ciranda em Rondonópolis, recebendo a doação de uma casa que será a sede do Instituto aqui na cidade”, explica.

Ciranda em Rondonópolis

Com quase 20 anos de criação e presente em Rondonópolis desde 2014, o Instituto Ciranda – Música e Cidadania oferece aulas de música gratuitamente para crianças e jovens desde o nível iniciante até a prática orquestral, por meio da Orquestra Ciranda Mundo. “Com a nova sede, Rondonópolis deixa de ser um polo e passa a ser um núcleo com gestão local que pode expandir as atividades para outros municípios vizinhos, como Pedra Preta, Guiratinga e Alto Garças, por exemplo”, aponta o maestro.

As aulas acontecem toda semana na Igreja Adventista da Vila Olinda. Após a conclusão da reforma, com adaptação dos espaços, a expectativa é que todas as atividades sejam transferidas para a nova sede já no início do ano letivo de 2023.