Buxixo recebe denúncia de que servidores públicos fazem campanha no horário de trabalho. Será?
01 de Setembro de 2012, 14h22
O Buxixo ouviu dizer que tem funcionário público utilizando computadores e internet pagos pela população para fazer campanha em redes sociais e sites na internet - inclusive para importunar redações e colunas como a nossa.
As acusações pairam sobre gente que ocupa cargos comissionados importantes e que, exatamente pela relevância das funções, deveria portar-se com dignidade e dentro da lei.
A coluna prefere acreditar que estas denúncias sejam falsas, até porque seria complicado admitir tanta cretinice e irresponsabilidade. De qualquer forma, vale fazer o alerta aos chefes do Executivo e do Legislativo para que reforcem junto aos seus subordinados a necessidade de manter a liturgia dos cargos e o ajustamento à lei.
Todo mundo tem o direito de escolher um lado, fazer campanha e votar conforme a própria consciência. Mas, no caso dos servidores públicos (todos eles), é importante que as coisas não se misturem. O horário da campanha só começa após o expediente e, claro, os recursos públicos (financeiros e materiais) não podem ser usados para favorecer ou prejudicar nenhum dos candidatos.
Ps.: Não é difícil monitorar as redes sociais para verificar o comportamento dos servidores nos respectivos horários de trabalho. Também é possível rastrear a origem de e-mails e mensagens, identificando, além do autor, os horários e até os locais de onde partiram.