PRONTO PARA CONTRIBUIR

Odílio Balbinotti rebate declarações de Eraí Maggi; “Tenho ótimo conhecimento do nosso Estado”, destaca empresário

Empresário do agro sinaliza sua entrada na disputa ao governo de Mato Grosso em 2026

por Emerson Dourado

10 de Janeiro de 2025, 08h00

None
Divulgação

Em entrevista exclusiva ao GazetaMT, o empresário do agronegócio, Odílio Balbinotti Filho, quebrou o silêncio e repercutiu as declarações do também empresário do agronegócio, Eraí Maggi, dadas a imprensa no final do ano passado, onde teria questionado a intenção de Balbinotti em colocar seu nome na disputa pelo governo de Mato Grosso em 2026.

Na oportunidade, Eraí disse aos jornalistas que Odílio necessitaria participar mais das questões institucionais do setor e a partir dai ir conhecendo mais o estado e da política estadual. Sobre isso, Balbinotti lembrou de sua trajetória como dirigente de diversas entidades ligadas ao agro.

“Achei muito estranho o comentário do Eraí, somos de espectro políticos diferentes, mas não por isso deveria fazer esse tipo de afirmação. Ele sabe que nossa empresa tem mais de 45 anos no Mato Grosso, e eu fui presidente da Fundação MT por 10 anos, e da Coabra (Cooperativa Agroindustrial do Centro Oeste), uma das principais cooperativas do estado por 6 anos, além de presidente da BRASPOV (Associação Brasileira dos Obtentores Vegetais), diretor da ABRASEM, Associação Brasileira de Sementes e Mudas, portanto tenho ótimo conhecimento do nosso estado e participação efetiva em entidades associativas. Quanto a "experiência" política, acredito que a população está querendo mudança, coisa nova, com experiência em gestão, e acredito que me encaixo nesse perfil.”, destacou.

Ainda sobre conhecer mais o estado, o empresário foi realista por conta das dimensões quase continentais de Mato Grosso confidenciou que fará um giro para conhecer e conversar sobre política e seus projetos com as bases da direita nestas localidades até o próximo ano. Nesta caminhada pelo estado, Odílio retornará também a município onde teve atuação forte de apoio para a eleição dos prefeitos de cidades estratégicas, como na capital, Várzea Grande, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, além de Rondonópolis onde reside.

“Tenho excelente relacionamento com os prefeitos eleitos pela direita, inclusive participei ativamente de algumas campanhas, também tenho um perfil incontestável de direita. Como nosso estado é de direita, como ficou comprovado tanto na votação expressiva do presidente Bolsonaro e agora na eleição dos prefeitos, isso abre um espaço político muito interessante para mim, inclusive dentro do PL, partido que pretendo me filiar em breve”, explicou.

Um dos resgistros de encontros de Odílio Balbinotti e o ex-presidente Jair Bolsonaro (Arquivo)

Outro apoio importante para pavimentar a candidatura de Odílio, passa pelo aval do ex-presidente Bolsonaro, com quem o empresário tem estreita relação de amizade e participa de frequentes encontros com Bolsonaro em Brasília. “Ele (Bolsonaro) vê com bons olhos, ele se interessa muito pelo estado, como falei anteriormente ele tem um carinho especial pelo nosso Mato Grosso, nosso agronegócio é forte e importante para economia do Brasil, além de contarmos com uma base de eleitores importante e que estão alinhados com o nosso de pensamento de gestão.”, detalhou Balbinotti.

ELEIÇÕES 2026

Por fim, ao ser perguntado porque quer ser governador de Mato Grosso, Odílio Babinotti, pontuou uma série de situações e realidades que o motivam entrar na disputa pelo Palácio Paiáguas, em 2026.

“Primeiro porque sou apaixonado por esse estado e vejo muitas oportunidades que não são aproveitadas, exatamente por uma falta de atuação mais assertiva do governo do Estado. Precisamos dar espaço para a iniciativa privada investir ainda mais, eliminar burocracias, apoiar a formação de mão de obra qualificada, aumentar o fornecimento de energia, conectividade, quero dobrar a pavimentação de estradas por ano em relação ao governo atual. Também porque estou numa fase de minha vida que conquistei um conhecimento sobre gestão, que sinto a necessidade de utilizar em benefício das pessoas, e o melhor lugar para eu aplicar esse conhecimento, sem dúvida é na política, o pagador de impostos precisa de maior atenção, que tenha acesso a serviços públicos de qualidade.” Finalizou.