Legislativo
Vanzeli quer rastreamento via satélite em veículos do Município
O objetivo do vereador é a implantação de um sistema de monitoramento eletrônico visando a economia de combustível
10 de Abril de 2013, 10h52
O vereador Carlos Vanzeli (PDT) apresentou quatro requerimentos que solicitam informações sobre as frotas de veículos das secretarias de Educação, Saúde, Ação e Promoção Social e Transporte e Trânsito, discriminando a quantidade de veículos de cada secretaria e os valores gastos com combustível com cada um deles. O objetivo do vereador é a implantação de um sistema de monitoramento eletrônico visando a economia de combustível.
"A prefeitura, assim como qualquer empresa, tem uma fonte de receita dentro das suas despesas. Então, se economizamos com o combustível, sobra dinheiro para gastar com o que o povo precisa, da mesma forma que se tivermos um dispêndio exagerado, jogamos dinheiro público fora", pontuou.
A ideia do vereador é que seja implantado um sistema de monitoramento nos veículos das secretarias que permita aferir a rota de cada um deles e a sua média de consumo de combustível. "Dessa forma, poderemos saber se algum veículo está desregulado ou com algum defeito mecânico que aumente o seu consumo, ou se algum servidor está usando esse veículo de forma errada. Acredito que com a economia que o Município terá, dá para pagar com sobras essas despesas com o monitoramento", defendeu Vanzeli.
Os requerimentos, que já receberam pareceres favoráveis das várias comissões da Câmara, serão votados durante a Sessão Ordinária dessa quarta-feira, 10.
"Primeiro, temos que saber quantos são os veículos das referidas secretarias e quanto cada uma delas gasta com combustível, para depois propor ao prefeito Percival Muniz um programa de eficiência visando a economia no gasto com combustíveis. Os motoristas do Município prestam um serviço valioso para os cidadãos, mas o gasto com combustíveis é a segunda maior despesa que a prefeitura tem, atrás apenas da folha de pagamento", afirmou.
Eficiência energética - Vanzeli disse também que irá propor um programa de eficiência energética ao prefeito e, ainda segundo ele, será possível economizar cerca de 30% nas faturas de energia elétrica.
"Se aprimorarmos os equipamentos, substituirmos as lâmpadas e aparelhos de ar condicionado antigos por outros mais modernos e econômicos, poderemos ter mais dinheiro em caixa da prefeitura. Assim como poderemos criar um sistema de meritocracia entre os funcionários públicos que ajudarem a economizar energia em seus departamentos, distribuindo parte dos valores economizados entre esses funcionários", finalizou.