HOMENAGENS
Políticos do Estado se manifestam sobre morte de ex-deputado Jota Barreto
Governador Pedro Taques, senador Wellington Fagundes e outros enviaram condolências. Acidente de carro tirou a vida do parlamentar
10 de Maio de 2018, 13h30
Algumas das principais lideranças políticas do Estado se manifestaram sobre a morte repentina do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Rondonópolis Jota Barreto. Em redes sociais ou notas enviadas à imprensa, autoridades de todos os cantos mato-grossenses se manifestaram em homenagens ao parlamentar.
Um dos que se manifestaram foi o governador Pedro Taques -PSDB"J. Barreto foi uma das principais lideranças na região Sul do Estado, especialmente em Rondonópolis. É com pesar que recebo essa notícia e estamos à disposição da família para o que for necessário", disse por meio de seu gabinete de comunicação.
O senador da República, Wellington Fagundes -PR, também enviou nota. "É com muita tristeza que me manifesto sobre o falecimento de Hermínio J. Barreto e de Ailton Pereira dos Santos, o Ita, meu primo. Mais que um político, com mandatos de vereador, prefeito e deputado estadual, eu e J. Barreto éramos amigos desde muito jovens, em Rondonópolis; mais que um radialista esportivo alegre e laureado, conservávamos laços próximos e familiares. Somente quem teve o privilégio da convivência com Hermínio Barreto e com Ita, que era um grande ser humano, de muito respeito e querido em nossa cidade, pode compreender a extensão e a dimensão da dor dessas terríveis perdas, ocorridas de forma tão trágica. Que Deus possa confortar a todos nós neste momento", disse.
O atual deputado estadual Guilherme Maluf -PSDB, com quem Barreto esteve horas antes do acidente, publicou em uma rede social: "É com muita tristeza que recebemos a notícia da morte do ex-deputado Jota Barreto. Tive a honra de legislar ao seu lado, ele sempre em defesa da região Sul, lugar pelo qual dedicou toda sua carreira política. Estivemos juntos hoje em meu gabinete. Que tristeza. Meus sentimentos à sua família e a todos os amigos. Meus sentimentos também aos familiares e amigos do servidor da Assembleia Legislativa, nosso popular Ita, cunhado do Jota Barreto".
A também deputada estadual Janaína Riva -MDB postou uma foto em seu Instagram em que aparece ao lado e Barreto e do namorado. No texto, ela lamenta a perda do amigo. "Nosso amigo e torcedor do União, hoje eu te abracei [ontem], conversamos e nos despedimos como se fosse só mais um dia comum, cheio de compromissos e trabalho. Não consigo acreditar que você tenha partido assim, tão repentinamente. Vai com Deus amigo e tio Barreto, sentiremos a sua falta sempre", disse
Na nota em que anunciou o luto oficial de três dias, o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio -SD, lamentou a morte. "Em nome do povo de Rondonópolis, externamos o sentimento de paz, fé e resignação à família do ex-prefeito pelo seu falecimento", declarou Zé Carlos do Pátio. Ele também decretou ponto facultativo no Município a partir de meio-dia de hoje.
Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Eduardo Botelho (DEM) se declarou "consternado" com o ocorrido. Em nota, o parlamentar lembrou que Barreto esteve na manhã de quarta-feira (10) em seu gabinete. "Estamos consternados com a morte do ex-deputado J. Barreto, que foi homem público muito atuante e deixa um grande legado para Mato Grosso. A Assembleia Legislativa está de luto. Que Deus conforte toda a sua família e amigos. É uma perda irreparável", afirmou.
O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro -MDB também se manifestou a respeito da tragédia. "J. Barreto dedicou toda sua vida à causa política, se posicionando como uma figura pública ideológica e representativa em Mato Grosso. Hoje perdemos um personagem fundamental para a construção da nossa região, que também usou toda sua expertise durante o período que governou o município de Rondonópolis, além de explorar seu lado jornalístico como radialista esportivo. Com uma trajetória admirável, Barreto será profundamente lembrado por sua extensa contribuição para a história do nosso estado, como alguém que acreditou até o fim nos valores que um agente político possui entre as comunidades, como um interlocutor social que sempre prezou pelas camadas mais frágeis da sociedade", afirmou o gestor.
O deputado estadual Baiano Filho ressaltou que teve a honra de atuar nos anos de 2011 a 2014 ao lado de Barreto. "Lamentamos profundamente a perda do nosso amigo e companheiro de parlamento J. Barreto, com quem tivemos a honra de atuar no mandato 2011 a 2014. Dono de um importante histórico político, detentor de um legado de muito trabalho por Rondonópolis e por toda a região Sul, amanhecemos hoje com a triste notícia de seu falecimento, certamente uma perda que nos causa muita dor. Barreto nos deixa de prematuramente", disse.
O acidente
O ex-deputado estadual Hermínio Jota Barreto (PR) morreu, vítima de um acidente de trânsito, ocorrido por volta das 18h de quarta-feira, 9. Ele seguia na carona do Jeep Renegade que se envolveu em engavetamento com outros veículos na BR-364, próximo ao Hotel Rosa dos Ventos, em Jaciara.
O cunhado de Jota Barreto, conhecido como Ita, que dirigia o Jeep Renegade, também morreu na hora. Os corpos foram retirados das ferragens por volta das 21h e encaminhados ao IML em Rondonópolis
A concessionária que administra o trecho das rodovia federal, Rota do Oeste, foi acionada às 18h07 para atendimento da ocorrência no km 278 da BR-364, em Jaciara. Ao todo, 12 veículos se envolveram na colisão, sendo três carretas (duas carregadas com óleo vegetal e uma com soja), três veículos utilitários e três carros de passeio. Esses são os números repassados pela empresa concessionária.
Testemunhas disseram que o trecho do acidente estava interditado parcialmente por causa de um caminhão quebrado na pista. O motorista de uma carreta não conseguiu parar, perdeu o controle e atingiu outros veículos. Um carro ocupado por um casal que estava logo atrás do veículo do ex-deputado foi jogado na ribanceira.
Duas vítimas foram encaminhadas para o Hospital de Jaciara e outras para Rondonópolis. Os corpos de Jota Barreto e do cunhado dele foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) e liberados em seguida.
Um laudo com as causas do acidente deve ser divulgado, em no mínimo, em 30 dias.