DO SERVIÇO ESSENCIAL

Trabalhadores do transporte coletivo começam a ser imunizados e afirmam: “Vamos trabalhar mais tranquilos”

Cerca de 900 funcionários da classe trabalhadora serão imunizados hoje e amanhã (11), no Sesc Balneário, região do Osmar Cabral

por Da redação

10 de Maio de 2021, 17h10

None
Divulgação

 Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começou nesta segunda-feira (10), a imunização dos trabalhadores do transporte coletivo da Capital. A classe que tem entorno de 900 funcionários, está sendo vacinada com a primeira dose da vacina, no Sesc Balneário, localizado na região do bairro Osmar Cabral.

A imunização deste grupo ocorre de hoje até esta terça (11), das 9h às 16h. A categoria faz parte do grupo de pessoas em vulnerabilidade social, cujo lançamento da imunização, de forma simbólica, ocorreu no último dia 3, no Palácio Alencastro, com a vacinação de 11 representantes das seguintes profissões: catadores de recicláveis, carroceiros, motoristas do transporte coletivo e garis (tanto da coleta quanto da varrição de rua).

“Sempre foi um desejo nosso e trabalhávamos para colocar os trabalhadores do transporte coletivo para serem imunizados contra esse vírus o quanto antes, justamente por serem um serviço essencial, por estarem ali na linha de frente, expostos e hoje com a graça de Deus começamos a vacinação dessa classe, e isso me deixa muito feliz. Assim como também estou contente pela imunização de outras classes em situação de vulnerabilidade, como os carroceiros, catadores de recicláveis, entre outros”, disse o ´prefeito Emanuel Pinheiro.

Dos que estiveram nesta manhã no Sesc, comemoraram a aplicação da primeira dose, e a possibilidade de rever colegas, que só mantinham contato de longe, ao se verem na maioria das vezes no trânsito, enquanto trabalhavam. Como é o caso do motorista, Arley Costa, de 49 anos, que atua na profissão há 28 anos, que relatou o sentimento de alívio e ansiedade pela imunização.

“Estávamos muito aflitos à espera da vacina, porque a gente e trabalha com pessoas, fazemos parte de quem está na linha de frente e ficamos sempre apreensivos. Mas graças a Deus agora chegou a vacina pra gente e é muito boa essa sensação para todos os motoristas que estão aqui. Além disso achei a estrutura muito organizada, todos os funcionários atenciosos. A partir de agora vamos trabalhar mais tranquilos, graças ao prefeito e todos que estão empenhados nessa função”, afirmou.

Já o colega, Lédio Francisco Correa, que atua como motorista há 20 anos, agradeceu ao prefeito Emanuel Pinheiro pela iniciativa, e considera a imunização da classe como uma vitória. “Quero primeiramente agradecer a Deus por estar aqui hoje, agradecer ao prefeito pela iniciativa que ele teve conosco motorista, e dizer que foi ótimo porque temos família, e vendo essa pandemia acontecendo no nosso dia a dia, e cada dia pra nós é um dia de vencimento na vida, quando chegava em casa e agradecer a Deus todos os dias, porque a gente vê ai tantas vidas que foram perdidas com essa doença, e hoje nós podemos falar que somos guerreiros da linha de frente também, foi uma vitória pra nós. Todos estao de parabéns, 100%, está tudo bem organizado, fui muito bem tratado, com dignidade e estou muito ansioso pela segunda dose. Agora é trabalhar.

Edilson Santos da Silva, motorista há oito anos, também foi imunizado hoje e agradeceu ao gestor da Capital pelo feito e falou do sentimento de gratidão e esperança. “A nossa vontade é que todos estivessem vacinados. Quero agradecer a prefeitura por essa oportunidade de estar vacinando os motoristas e agradecer a Deus por estar aqui. Eu que já peguei a covid e quase morri, estava bastante ansioso por este dia, porque eu sei o que é essa doença, já passei por isso, e tenho certeza que se todos soubessem não se aglomeravam e evitariam festas. Espero que toda minha família um dia seja toda imunizada”.

Erisvaldo Lima Pereira, também motorista, há 25 anos, enxergou o momento como uma “benção divina”. “Nós estamos colhendo fruto disso, estamos achando muito bom, o espaço dispensa até comentários, e sem falar que a gente está hoje revendo os amigos aqui, então não tinha  outra melhor forma de ser essa imunização, porque a gente só estava se vendo dentro dos ônibus e hoje estamos aqui nos revendo. Graças a Deus estamos sendo imunizados, perdemos alguns colegas, mas hoje podemos sorrir e colocar a cabeça no travesseiro tranquilo, que está tudo caminhando bem”, comemorou.

O presidente do Sindicato dos Rodoviários da Baixada Cuiabá, Edval Luís Pereira de Souza, ressaltou a iniciativa dos sindicalistas na luta em busca da imunização, desde o começo da pandemia, e também sobre o acolhimento que o prefeito Emanuel Pinheiro sempre dispôs ao atendê-los. “Desde quando começou essa pandemia, nós procuramos o prefeito, pedindo a inclusão da nossa categoria como essencial para as vacinas da covid, até porque a nossa categoria, desde quando começou a pandemia não parou. Tivemos perda de colegas das antigas, colegas mais jovens, familiares de colegas para essa doença, e temos só a agradecer ao prefeito Emanuel por ter nos ouvido, por ter acolhido a categoria de motoristas e colocado como grupo prioritário”, afirmou.