'Inauguração' de placa não levou em conta importância de Bonifácio Sachetti
10 de Julho de 2012, 07h26

Nesta segunda-feira (09) vários jornalistas foram chamados até a Escola Municipal Bonifácio Sachetti para acompanhar o que deveria ser uma homenagem a um dos agricultores mais importantes da história recente de Mato Grosso. O Buxixo ressalta o termo 'deveria', porque o que se viu na verdade foi apenas a inauguração de uma 'placa' - contendo o nome do pioneiro e, logo abaixo, uma plaqueta informando que o investimento foi patrocinado pela 'Família Sachetti'.
Para quem não sabe, Bonifácio Sachetti, juntamente com André Maggi, foi um dos precursores da revolução verde que mudou o perfil do nosso Estado. Além do cultivo de soja em larga escala, ele também foi pioneiro no plantio de algodão, abrindo caminho para a retomada dessa cultura principalmente na região sul.
A determinação de Bonifácio Sachetti e os resultados alcançados acabaram estimulando centenas de outros brasileiros a também investirem na agricultura em Mato Grosso. Mas, junto ao sucesso profissional, ele também era reconhecido por suas qualidades como amigo e chefe de família. Aliás, os filhos de Bonifácio continuam no Estado tocando (e ampliando) os negócios iniciados pelo pai.
Com uma história pessoal tão bonita e uma lista de serviços prestados tão extensa, o saudoso Bonifácio Sachetti merece mais respeito à sua memória. Vamos torcer para que as próximas homenagens sejam compatíveis com o homenageado e também com quem homenageia.
Até lá, fica o conselho: 'inaugurar placa' é coisa de político pequeno e não agrada pessoas sérias.