“INDECISOS”

Dúvidas cercam votos de deputados mato-grossenses sobre afastamento de Eduardo Cunha da Câmara

por GazetaMT

10 de Julho de 2016, 07h00

Dúvidas cercam votos de deputados mato-grossenses sobre afastamento de Eduardo Cunha da Câmara
Dúvidas cercam votos de deputados mato-grossenses sobre afastamento de Eduardo Cunha da Câmara

A maioria da bancada mato-grossense na Câmara dos Deputados, em Brasília, votará pela cassação do mandato do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) caso o processo de cassação chegue ao Plenário.

Dos 8 parlamentares mato-grossenses, 6 votariam para que Cunha perca o mandato. Os outros 2 ainda estão indecisos sobre o assunto.

O coordenador da bancada federal, deputado Fábio Gárcia (PSB), afirmou que é preciso aguardar todo o trâmite do processo, mas garantiu que votará a favor da cassação, caso esse seja o entendimento da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

"Ainda precisamos aguardar o parecer da CCJ e como virá esse parecer para o plenário. Se será pela cassação ou alguma punição. Caso chegue ao plenário o pedido de cassação, com certeza votarei pela cassação", disse Garcia.

Para o deputado federal Nilson Leitão (PSDB), Cunha perdeu o tempo e o apoio popular e, por isso, também votará pela cassação do peemedebista.

"Ele perdeu o 'time', errou na estratégia. Ele tinha o apoio popular quando iniciou o processo de cassação da presidente Dilma Rousseff (PT). Se ele renunciasse logo após a abertura do processo de impeachment, ele não correria o risco de cassação. Mas decidiu isso só agora. E o processo está em andamento. As provas mostram que ele mentiu na CPI e, por isso, quebrou o decoro parlamentar. Votarei pela cassação", explicou.

Quem também vota pela cassação de Eduardo Cunha é o parlamentar Ságuas Moraes (PT), que exige uma conclusão rápida do processo.

"Nós estamos trabalhando para que ele seja cassado logo. Esse é o processo mais longo da história do parlamento brasileiro. Nove meses e ainda não foi concluído. O Eduardo Cunha tem todos os crimes comprovados contra ele e mesmo assim o processo não avança", reclamou.

Os deputados Ezequiel Fonseca (PP), Victório Galli (PSC) e até Valtenir Pereira, do mesmo partido que Cunha, o PMDB, também defendem a cassação.

Já o deputado federal Adilton Sachetti (PSB) evitou revelar o seu voto e disse que só se manifestará durante a votação.

"Eu não gosto de falar as coisas antes da decisão. Então, se esse processo chegar ao pleno para votação, analisarei e tomarei a minha decisão. Mas sempre digo que quem fez coisa errada tem que pagar pelo que fez", finalizou.

Carlos Bezerra, presidente do PMDB em Mato Grosso, disse que vai esperar a conclusão do relatório para tomar sua decisão.

"Eu ainda não tenho uma posição formada. Prefiro aguardar a conclusão das investigações. E quando chegar para votação, vou analisar o processo e tomar a minha decisão", disse.

 

Com informações Hipernotícias