Reforma Tributária

Sindifrigo apresenta nova proposta para taxação da carne e pede extinção do FEF

Novos números serão apresentados ao governador Mauro Mendes ainda nesta semana.

por GazetaMT

10 de Julho de 2019, 14h55

Sindifrigo apresenta nova proposta para taxação da carne e pede extinção do FEF
Sindifrigo apresenta nova proposta para taxação da carne e pede extinção do FEF

O Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso (Sindifrigo-MT) se reuniu com os deputados estaduais nesta terça-feira (9), e novos números sobre taxação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), foram apresentados pela classe e  serão apresentados ao governador Mauro Mendes (DEM).

Conforme o deputado estadual, Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, responsável pela Comissão Especial com finalidade de manifestar e emitir parecer acerca do PL Complementar nº 53/2019, revelou que o setor vai apresentar a seguinte proposta; "o mercado externo [interestadual] da carne poderá permanecer em 2,5% e não 3%. A tributação interna prevista no PL de 7%, vai ser sugerido a 2%, mas com a exclusão do Fundo de Estabilização Fiscal (FEF).

Nininho adianta que o governo avalia uma tributação de 2,5% sobre tributação interna e talvez iguale com o mercado externo [interestadual]. "Reunimos com o setor da carne suína, bovina, aves e demais para levarmos ao governo a proposta e achar um consenso nessa reforma. Quero crer que vai dar certo, porque eles já estiveram reunidos com o secretário de Fazenda [Rogério Gallo] nesta segunda-feira (8), para tratar sobre o assunto. Está se aproximando de um consenso", disse o parlamentar.

O parlamentar explicou ainda, "o seguimento quer é igualar. O suíno propõe isonomia de 90% e manter 10%. Acredito nesta proposta, e que o suíno chegue a 1,2% de ICMS", contou.  Nininho defende que a lei dos incentivos fiscais seja igual para todos. "Sou a favor da isonomia. Que zere o jogo e a regra que vale para um, tem que valer para todos", concluiu.