Rondonópolis

Prefeitura vai cortar árvores em obra de Parque Ambiental

por GazetaMT

10 de Julho de 2019, 08h20

Prefeitura vai cortar árvores em obra de Parque Ambiental
Prefeitura vai cortar árvores em obra de Parque Ambiental

A prefeitura de Rondonópolis deu início à uma bonita obra de duplicação de uma avenida, a Poguba, que margeia o ainda mais belo Parque das Seriemas, que por sua vez fica às margens do Rio Vermelho, e é voltado para a preservação da natureza. A obra é aguardada com ansiedade pela população, já que valorizará muito a região e irá amenizar o trânsito no local, possibilitando que as pessoas possam transitar em baixa velocidade e contemplar a ainda exuberante natureza que ainda existe no local.

A dita obra está momentaneamente paralisada, mas deve ser reiniciada a qualquer momento e o Buxixo está na torcida que ela se desenrole logo e que em breve a população possa desfrutar dessa pista duplicada e também do Parque. Mas ao mesmo tempo, ficamos triste ao constatar que dezenas de árvores, em sua maioria ipês, que estão floridos no momento, serão cortados e retirados para a duplicação da pista da Avenida Poguba.

Esse é um fato lamentável, principalmente por se tratar de uma obra que deveria ser ecológica, que teria que ter a preocupação com a preservação da natureza, pois fazem parte das obras de um parque de preservação ambiental, mas que já de saída, irá sacrificar dezenas de árvores, na visão do Buxixo, desnecessariamente, já que é possível preservá-las em um canteiro central e de outras formas, mas o projeto da duplicação desde o começo já previa a derrubada das árvores.

É uma excelente obra, esperada com ansiedade por todos, mas é um contrassenso a eliminação dessas árvores, principalmente em uma obra com essas características. Mais uma vez, lamentamos!

Alguns ipês já foram arrancados das margens da pista e os demais ainda não foram por conta da paralisação da obra 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), esclarece que, a supressão de vegetação autorizada pela Pasta atende ao projeto da duplicação e pavimentação da avenida Poguba, estando fora da área delimitada para o Parque da Seriema. Não se tratando ainda de espaço de preservação ambiental.

 

A Semma ressalta que haverá compensação ambiental para cada árvore de cada espécie que terá que ser retirada do trajeto da construção da via. Serão replantadas duas árvores para cada uma retirada por necessidade do projeto de duplicação da avenida Poguba. Essas árvores que vão ser replantadas serão destinadas para a mesma região – bairro Vila Goulart.